quinta-feira, 8 de julho de 2010

A DIFERENÇA DAS MEDIDAS

O homem grande se mede pela altura, um grande homem se mede pelo caráter, pela ilibação, pela inteligência, pela cultura e sobre tudo pelo amor que possui em seu coração.

Eu creio porque sinto assim, que os grandes homens se tornaram grandes, porque absorveram mais satisfação no servir do que em serem servidos. Talvez esses grandes homens ainda existam porque olham mais para os seus defeitos, para poder consertá-los, do que para os defeitos dos seus semelhantes, para julgá-los.

O homem grande pensa que ama, mas só pensa, porque o amor não está no pensar, nem no tamanho do coração, mas na sensibilidade da emoção sentida, absorvida e transmitida pela alma.

O grande homem ama, não pela simples forma de amar, porque amar é mais do que amar, é mais do que sentir. Amar é absorver o amor que chega de uma forma simples ao coração, lapidar, polir até luzir a luz edificante da paz e transferi-la para outros corações, dilatando assim a fraternidade coletiva pelo próprio amor. Politicamente falando, essa é a diferente em ser um homem grande e um grande homem.

O homem grande se deixa levar pelas suposições e pelas informações, sem saber de onde vem, qual a verdade e sua real fonte. O grande homem pondera, reflete e analisa para depois chegar à conclusão e se esta não lhe satisfaz, não alardeia, faz da sua dúvida um ponto final. Se no mundo que vivemos, existisse mais quantidade de grandes homens do que homens grandes, certamente as sociedades seriam mais felizes, mais livres, justas e mais fraternas. O direito não seria subjugado pela força monetária, a fé não daria lugar à superstição, as mentes infantis não se perderiam nos labirintos das dúvidas, porque a certeza seria sua única indicação apontada pela razão e pela luz resplandecente do amor. Então elas saberiam distinguir a verdade da mentira, o bem do mal, a justiça do falso jugo. O discernimento seria sua arma poderosa e a razão o seu escudo polido a defender os fracos dos opressores e detentores da escravidão social. Eis a diferença do homem grande e do grande homem. A diferença das medidas.

Sem comentários: