domingo, 8 de fevereiro de 2009

ALGUMAS DÚVIDAS QUE SURGEM

Um pensamento que sempre nos faz refletir, e que tem um fundo de verdade muito, digamos, verdadeiro, é este, de autoria atribuida a Shakespeare:
"Muitas vezes são as dúvidas traidoras que nos fazem perder o bem que nosso talvez fosse, se o receio de tentar não existisse..."
Certamente nunca é demais meditar sobre estas palavras, sempre atuais, sempre sábias, embora pareça claro que algo falando sobre dúvidas, fatalmente provoque algumas...
Dúvidas sobre decisões a serem tomadas, por envolverem outros destinos, dúvidas sobre caminhos e descaminhos a serem percorridos, dúvidas sobre tais dúvidas... Quem duvida?
Muitas vezes nos vemos diante de uma encruzilhada, numa terrível dúvida, sobre qual caminho seguir. Num caso desses, dificilmente escolheremos o caminho mais difícil, pois naturalmente nossa tendência, será optar pelo que se apresenta mais fácil, e nem sempre esse é o ideal.
Essas dúvidas, que nos fazem procurar o caminho que nos faça correr menos riscos, faz com que deixemos de abrir a porta para a felicidade entrar. Quantas e quantas vezes deixamos de abrir a porta, apenas pelo receio de tentar algo diferente, receio de nos desestruturarmos, de encarar algo novo, uma mudança, ou mesmo aquilo que nos seja desconhecido.
Muitas vezes o novo, é algo que já vem sendo vivido, mas que não era convenientemente encarado, devido a duvidas não dirimidas. E que temos medo de mexer para tentar modificar.
De fato, esse medo nos faz perder grandes coisas. Mas nunca é fácil mexer-se com algo que vem bem estruturado, estabilizado, e realmente, isso é complicado.
É aquele velho chavão, de que nunca se deve trocar o certo pelo incerto, ou o seguro pelo inseguro.
Essa dúvida muitas vezes nos faz permanecer na mesmice, levando-nos a não aceitar novos desafios, que talvez nos trouxessem algum crescimento, mas iria exigir algumas mudanças.
Por vezes, teríamos inclusive, que reorganizar nossa vida. Talvez fosse nos obrigar a certas renúncias em nosso modus vivendi. Claro que tais mudanças radicais, temos receio de encarar. É normal, pois isso exigiria, muitas vezes começar tudo de novo, com algo que se nos afigura incerto, e sem a segurança já adquirida.
Nunca é fácil um recomeço. Mas, por vezes esse é o caminho. Aquele que vínhamos trilhando já se mostra desgastado. Só temos que saber pesar bem os prós e os contras, para saber tomar a decisão correta.
Nunca se devem fazer mudanças radicais, sem um bom estudo da famosa lei das probabilidades. Mas nunca é tarde para mudanças radicais, desde que elas se revelem profícuas. E uma vez que a decisão for tomada, é atirar-se a ela sem mais hesitações, para não perder o bonde da história.
Como experiência pessoal, posso dizer que já mudei tudo e recomecei minha vida diversas vezes. Sendo que em algumas me saí bem, mas em outras não, quando não soube avaliar bem a situação, mas sempre foram experiências de vida, e muito válidas.
Nunca tive tempo para me arrepender ou não de algumas delas, pois o arrependimento é difícil de ser admitido. Cheguei a me arrepender, algumas vezes, por não ter tomado uma decisão, ou por ter demorado a tomá-la. Uma modificação de atitude que se impunha, mas que não desejava fazê-la. Uma verdade que tinha presente, e que não era vista. São coisas que muitas vezes nos levam a atitudes irrefletidas. Ponderação e diálogo, eis o segredo.
Destino, livre arbítrio, escolha, são bonitas palavras, que dão mesmo muito em que pensar. A vivência nos vai ensinando a viver, desde que saibamos aproveitar as lições que ela vai nos deixando.
Para chegar a um estágio ideal, apanha-se bastante, e depois, continua-se apanhando, pois nascemos, vivemos e morremos, sempre aprendendo algo...
Quando tais dúvidas surgem em nossa vida amorosa, penso que a linha de conduta deve ser a mesma. Se um relacionamento estiver desgastado, e chegar-se à conclusão de que não tem mais jeito, o ideal mesmo é partir-se prá outro. Mas é claro, antes de uma medida radical, há que se pensar e analisar bem a situação, para ver se realmente a solução é essa. Quantas vezes um bom diálogo, um bom acerto de contas endireita situações que estavam tortas...
Pensemos, pois, e com esses pensamentos, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA.

Sem comentários: