quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

VAMOS COMPARTILHAR CONHECIMENTOS

Com toda a certeza, compartilhar, é a melhor maneira de colaborar para a difusão de conhecimentos, assim, sempre deveremos ensinar o que sabemos, ajudando aqueles que, tendo menor conhecimento, em determinado campo, queiram ampliar seu saber.



A propósito, recebi uma lenda indígena muito interessante, que, em resumo, conta a saga de uma professora que foi lecionar em uma escola indígena, e determinou que os alunos mais adiantados fossem resolver um problema de matemática. Mas eles não o fizeram. Instados, explicaram que não achavam válido ficar expondo seus melhores conhecimentos, para não humilhar outros menos capazes. Preferiam procurar ajudá-los a melhorar os conhecimentos do que exibirem sua melhor capacidade.



Sem dúvida é uma grande lição de humildade e solidariedade, e que devemos sempre ter presente em nossa vida.



Sempre haverá alguma coisa que poderemos ensinar, bem como coisas que precisaremos aprender. Ninguém detém o conhecimento absoluto. Devemos nos conscientizar que todos precisamos de todos, e o compartilhar de conhecimentos, pode possibilitar a um médico aprender a usar um computador.



Então, vamos respeitar sempre aqueles que nos procuram querendo aprender algo que podemos ensinar, e não deveremos memnosprezá-los, mesmo que demonstrem dificuldades para assimilar os conhecimentos que nos sobram. Não custa nada dividir nossos conhecimentos, ensinando-os a quem tem sede de saber, ao invés de mantê-los egoisticamente conosco, assim jamais deveremos tripudiar sobre uma eventual dificuldade que nosso eventual "aluno" tenha, para assimilar determinado assunto. Não custa ter paciência e boa vontade para dividir o que sabemos. Devemos tratar esses “alunos” da mesma maneira que gostamos de ser tratados quando somos nós que queremos aprender algo.



Certamente esse mesmo que nos procura para aprender, terá algo para nos ensinar. Alguma coisa que precisamos aprender, nem que seja a viver.



Por exemplo, um advogado, ou um gênio de informática, poderá ter necessidade de aprender a preparar uma macarronada. E se for grosseiro e impaciente na divisão de seus conhecimentos, como poderá desejar um tratamento melhor quando for sua vez de aprender?



A vida é uma eterna escola, e a principal coisa que precisamos aprender, é a viver sempre em paz e harmonia. Penso não ser correto menosprezar alguém por cometer alguns erros. Poderemos, isto sim, dividir aquilo que sabemos, para que não reincida no mesmo erro.



Isto se chama solidariedade. Isto se chama saber dividir, e sempre procurar manter todas as portas abertas. Por que tratar com menosprezo alguém que tem alguma dificuldade para assimilar conhecimentos que nos sobrem? Certamente também temos coisas para aprender e, logicamente não nos agradará receber tal tratamento.



Solidariedade, humildade, respeito humano. Eis o segredo do bem viver. Todos temos algo para ensinar, e muito mais para aprender.



Sempre que nos for possível colaborar com alguém dividindo o que conhecemos, é algo muito gratificante, e sempre dará prazer, bem como devemos ter a humildade de pedir socorro quando precisarmos usufruir dos conhecimentos de alguém.



Uma pequena lição para quem se julga auto-suficiente... Sempre devemos ter presente que jamais saberemos o suficiente para nunca precisar aprender mais alguma coisa. Por mais idade que tenhamos, sempre teremos algo que aprender com os mais jovens. Por mais conhecimentos que tenhamos, sempre haverá algo para aprender, principalmente com os jovens, que, embora sem a mesma vivência, terão algo para nos ensinar.



Para bem dividir, vamos dividir este nosso LINDO DIA.



Para conseguir aprender,

é preciso querer...

e querer é poder

Sem comentários: