domingo, 26 de abril de 2009

TUDO PODE SER UMA QUESTÃO DE FÉ

Por vezes perdemos a Fé, e ficamos procurando culpados, esquecendo-nos de olhar para nosso interior, para ver se a culpa não está lá. Recentemente, ouvi de alguém muito amigo, amargas queixas contra o Amigão, a respeito de um possível abandono, o que lhe tinha roubado a Fé Nele. Este meu amigo culpava o Amigão por suas mazelas, por todos os problemas que vem enfrentando, financeiros e de saúde.



Entrou em crise por causa de sua aposentadoria, que não lhe permite manter o mesmo padrão de vida que vinha tendo. Concordo, pois o achatamento que a aposentadoria provoca nos ganhos de qualquer um, é doloroso demais.



Mas a culpa não é do Amigão. Não é Ele o culpado pela vergonha que é nossa Previdência (ou imprevidência) Social. É do Legislativo e do Executivo, e principalmente do povo, que nunca aprende a votar, e está sempre elegendo os menos capazes, e mais corruptos.



Quanto aos problemas de saúde, tratei de lembra-lo de que a culpa principal é dele mesmo. Não foi o Amigão que o induziu a fumar, que o levou a nunca cuidar de sua saúde de uma maneira conveniente. Enfim, se ele resolveu viver a vida que quis, sem nenhum cuidado com a saúde, não é lícito agora culpar a quem simplesmente lhe deu o livre arbítrio para pensar e agir. Contudo, o mais triste, é que nem mesmo agora quer fazer o tratamento adequado, nem sequer quer deixar de fumar, apesar de já estar com os pulmões atingidos. E quer culpar a Deus...



Diz desejar quer a morte lhe venha rapidamente. É seu livre arbítrio agindo. Erradamente, mais uma vez. Ocorre que essa sua maneira de agir, traumatiza toda sua família. Penso não ser justo agir dessa maneira, pois devemos, não somente por nós mesmos, mas também por aqueles que nos cercam, viver da melhor maneira possível, procurando minimizar ao máximo, tanto nossas dores, como o sofrimento de quem nos quer bem.



É triste conviver com pessoas assim, que abandonam a vida, ainda em vida.



A esse amigo, e a quem mais esteja passando por momento semelhante, dedico este poema, esperando que este grito de fé acerte algum alvo perdido, além deste para quem é direcionado:



FÉ SEMPRE SERÁ FÉ

Marcial Salaverry



Enquanto vida me restar,

mil vidas hei de viver...

e quando minha vida acabar,

é porque Alguém ao seu lado quer me ter...

Então, só então,

concordarei com a parada de meu coração,

com o fim de minha razão...

Até lá, amigo e companheiro,

quero ter o prazer verdadeiro

de com todos conviver,

e sempre que puder... dar prazer...

Seja por amizade simplesmente,

seja por alguma paixão eventualmente,

seja por meu amor permanente.

Nunca a vida será perdida,

uma vez que foi vivida...

Prazeres vivestes,

penas tivestes,

e enquanto vivo estiveres,

as continuará tendo

e para eles vivendo...

A vida só se esvai quando tudo cessa...

E não por vontade nossa...

e que cada qual escolha como viver possa...

Sem comentários: