sexta-feira, 24 de abril de 2009

FALANDO SOBRE PROBLEMAS EXISTENCIAIS

Falando dos problemas que afligem, e sempre afligiram as mulheres, devido a certos preconceitos machistas que sempre existiram, pode-se dizer que houve grandes transformações, e as mulheres vem tendo seus direitos cada vez mais respeitados.

Contudo, há que se notar que, apesar da evolução ocorrida nos últimos tempos, ainda continua havendo uma espécie de ranço desses antigos preconceitos.

Preconceitos que sem sendo vencidos, pelo querer batalhar cada vez mais pelos direitos que as mulheres sonham conseguir em plenitude, acima de tudo isso, está o fascínio da mulher. E este o ponto básico. A mulher nunca deve perder sua feminilidade, por mais intensa que seja sua atividade, por mais "masculinos" que sejam os terrenos em que penetre, ela sempre deve saber usar e bem o poder de sedução, que lhe é inerente.

Apesar das mudanças que vinham acontecendo, em muitos setores, os mais lídimos direitos femininos sempre eram desrespeitados. E é esse o ponto nevrálgico da questão. O desrespeito a que a mulher era submetida no mundo machista. Isto sempre chocou as pessoas cujas famílias tinham uma educação mais evoluída, mais aberta. E a indagação: Por que tem de ser assim? Sempre atormentou mentes mais abertas para as reformas que estavam ocorrendo no mundo.

Muitas mulheres preferiam aceitar passivamente a situação que lhes era imposta, fruto da educação que haviam recebido de seus pais, que as haviam preparado unicamente para a função de donas de casa, e quase que uma serva de seus senhores.Eram na verdade uma das categorias excluídas pela falta de verdadeiro horizonte, pelas limitações que eram impostas e preconceitos que machucavam.

Tal situação começava a incomodar algumas cabeças pensantes, que não viam motivo para a continuação desse estado de coisas, e meio que ainda timidamente, ensaiava-se uma espécie de revolução. E com o passar do tempo foram surgindo motivos para crer na supremacia ou pelo menos na igualdade que foram adquirindo paulatinamente. Certamente era justamente o lado econômico e a luta pela sobrevivência que poderiam ensejar reais oportunidades à mulher, que apenas teriam que as saber receber. Sendo preciso apenas saber administrar essa liberdade adquirida, sabendo o que fazer com ela. Foi exatamente essa maneira de pensar que conseguiu provocar muitas mudanças na situação. O problema ainda residia no fato de que muitas não sabiam exatamente o que fazer com as novas condições, por não terem sido convenientemente preparadas para essa inusitada situação.

Hoje pode-se ter a convicção de que é apenas uma questão de tempo, já que as mulheres vem tomando conta de cargos elevados, mostrando competencia, e liderando em várias posições, que jamais os homens pensariam ceder-lhe. È claro que sempre existirão preconceitos, dúvidas, discriminações, inseguranças, atingindo uma parcela que ainda indefesa, não está preparada para isso, e ainda sofre com sua aparente fragilidade.

Realmente hoje já vemos mulheres ocupando posições de destaque, a nível de direção em importantes firmas, e principalmente na política. Penso que a curto ou a médio prazo, poderemos ter uma mulher na Presidência da Republica.

É essa a maneira de pensar adotada pelas mulheres que obtiveram sucesso na carreira que escolheram, e que souberam conquistar seu lugar em um espaço antes reservado totalmente aos homens.

Mulheres que, sem perder sua graça e sua feminilidade, souberam demonstrar estar em iguais condições para atingir seus ideais, seus objetivos, mostrando capacidade profissional para tanto.

E com um abraço especial para todas a mulheres, sem exceção, desejo UM LINDO DIA.

Sem comentários: