segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Discurso

Queria aquietar o impotente discurso empapelado nos meus poemas; dói demais perceber o fracasso dos gritos, o insucesso das minhas bandeiras hasteadas com fervor, o clamor em defesa dos animais, da natureza e dos meus iguais.

Que grande socorro eu prestei à humanidade!

Nenhuma vírgula mudou as vidas discursadas nessas linhas reclamantes... só reticências e interrogações somatizadas.

Queria orar e crer que fiz o diferencial, e depois dessa prece, abriria os meus olhos e veria algum minúsculo milagre — preciso de pouco —; só um pequeno sinal bastaria, mas nada acontece.

Não consigo ajudar os meus irmãos, muito menos salvar o eu de mim, afastando a incômoda sensibilidade que capta as dores e se alimenta das tristezas.

Poemas indiferentes, linhas fracassadas, minha rima aos derrotados: é só o que eu sou e o que faço.

Dou as mãos à palmatória, me calo à glória de um mundo rosado que eu não vi, à história de um amor eterno que não resistiu ao egoísmo dos anos desperdiçados em partilha.

Rasgar os papéis das ruas obscuras que desenhei, dobrar a bandeira do meu país manchado de corrupção, de fome e descaso, jogar as palavras e as folhas na chuva, sem olhar para trás; depois ficar olhando uma lua esburacada e distante nesse céu chato e poluído, esperando que ela preencha o vão desse lamento surtido retinindo aqui dentro, preso na garganta, invertendo toda a tradução do que vi.

Fotografar a esperança escorregadia e cair na passarela bucólica, dentro do fantástico carnaval colorista, beber dessa orgia esquecendo as quartas-feiras cinzentas tão cheias de ressacas estampadas nas faces assustadas, enfrentando o sol abrasador, derretendo a ilusão plastificada da cera humana.

Queria agradar os olhos famintos de beijos escritos, aquecer os corpos carentes de gozos múltiplos, saciar os peitos solitários que buscam o toque lírico no branco decote do vestido virginal, ourando a aliança findada no círculo feliz até que a morte da união separe o para-sempre do final amargurado e rotineiro.

Eu queria não sentir, mas eu sinto...

Sinto muito!

Sem comentários: