domingo, 8 de novembro de 2009

PROBLEMAS SEMPRE TEREMOS

Algo que é bom em nossa vida, é o fato de que sempre teremos problemas para serem resolvidos, e isso realmente é bom, porque sempre que os tivermos, é sinal de que estamos vivos, e eles serão sempre um estímulo para nossa criatividade para saber como como resolve-los, e sem eles a vida seria um marasmo só, e acabariamos ficando estressados por nos faltar esse estímulo. Tudo depende de como os enfocarmos, evitando com eles nos enforcarmos...



Nos meus tempos de estudante, o grande problema era resolver os problemas que os professores de matemática tinham o sádico prazer de querer que resolvessemos, e que sempre exigia um gasto excessivo de neuronios para encontrar a solução.



Contudo, o caso agora é falar sobre outro tipo de problemas, que são aqueles que vamos encontrando enquanto a vida vai se desenvolvendo. Os problemas que são chamados de estimulantes, e geralmente para serem resolvidos vão exigir mais concentração do que os dos agora saudosos tempos da Escola.



Eles existem, e são de todas as formas e feitios, desde os mais prosaicos como, por exemplo, o que vamos comer no almoço, ou se vamos ter o que comer no almoço, até aqueles mais sérios, como por exemplo, um enorme furo no cheque especial, principalmente se considerarmos os juros que os Bancos cobram, os quais são escorchantes em nossa opinião, e mínimos, segundo a versão dos Bancos, ao oferecer um cheque especial... Na verdade, o ideal é jamais usa-lo. Falo do "terrível" cheque especial.



O principal, quando nos vemos diante de alguma situação problemática, é procurar uma solução o mais urgente possível, nunca sendo aconselhável o tradicional “ir empurrando com a barriga”, adiando sempre a resolução do caso. Além da desaconselhável manutenção do problema em suspenso, sempre atrapalhando nossa tranquilidade, ainda existe a possibilidade de outros problemas surgirem, e quanto mais pepinos, mais difícil vai ficando a solução do primeiro.



Sempre será mais adequado ir solucionando as pendências, uma a uma. Entretanto, se algum caso for de difícil solução, talvez seja melhor passar para outro, ao invés de “malhar em ferro frio...” Li uma mensagem interessante, que pode se aplicar no caso. Penso que de autoria do já célebre L’Inconnu:

"Para você beber vinho numa taça cheia de chá é necessário primeiro jogar o chá fora, para então, beber o vinho."



Temos sempre que saber priorizar quais os problemas mais importantes, ou mais facilmente solucionáveis para cuidar deles em primeira instância, pois se perdermos muito tempo com o mais complicado, acabaremos sem resolver nenhum.



Outro tipo de problema que sempre mexe com nossa vida, é aquele que diz respeito ao coração, mexendo com nossos sentimentos. Aí o bicho pega mesmo. Trata-se de um problema cuja solução requer muita habilidade, muita ponderação, e sobretudo, muito diálogo.



Nunca podemos esquecer de que até para isso deve-se usar de ponderação, sendo contraproducente ataques, sejam físicos ou verbais. A melhor maneira de se encontrar soluções, é ouvir os argumentos, os “porquês” de certas atitudes para depois então estudar qual a solução melhor para uma soluçção pacífica, que tanto poderá ser uma nova oportunidade, ou mesmo o rompimento definitivo. Sempre, evitando-se soluções drásticas ou violentas, porque isso irá acarretar um outro problema e não auxiliará em nada a solução do anterior.



Se até os criminosos confessos tem oportunidade de um julgamento, porque não darmos a mesma chance a quem temos do nosso lado?



Por vezes, certas atitudes nos levam a pré-julgamentos nem sempre justos, e colocamos fim a um relacionamento que poderia ser bom e gostoso, perdido por causa de pequenas incompreensões... Certas atitudes que não foram tomadas do jeito que queríamos não são aceitas, e ponto final. Muitas vezes sequer damos oportunidade à pessoa, de conhecer nossa maneira de pensar, o que realmente pretendíamos, e por causa disso podem surgir muitos mal entendidos.



Sempre a ponderação e o equilíbrio que faltam para a solução de problemas, que acabam se tornando insolúveis.



Agora estou diante de um dilema, de fácil solução... Basta desejar a todos UM LINDO DIA, e fim de papo, problema resolvido.

Sem comentários: