terça-feira, 10 de novembro de 2009

O IDEAL É UMA SINCERA AMIZADE

Infelizmente não parece ser nada fácil encontrar-se uma amizade que seja realmente sincera, devido às dificuldades e problemas que encontramos nos dias bicudos que atualmente estamos enfrentando. Uma série de circunstâncias são como que um impeditivo para tal encontro, pois para desenvolver-se uma boa e sólida amizade, é necessário que haja uma série de fatores, por exemplo, uma forte afinidade, uma ligação de espírito, mais do que de corpo, coisas que surgem após uma convivencia, física ou espiritual.



Essa afinidade nos permite ter intimidade para pensar em voz alta, pois sabemos que nossos segredos não serão espalhados.



Poderemos contar com sua ajuda e proteção. Claro que também estaremos prontos para atender em suas necessidades, pois a amizade exige reciprocidade. Jamais poderá ser unilateral.



Se estamos precisando de uma ajuda, de um chão firme para pisar, poderemos contar com sua amizade, como se fora uma muleta (ou um amuleto) para nos dar o apoio necessário que não permitirá que percamos o equilíbrio.



Mais do que a mão estendida pronta para nos amparar, sabemos que em seu ombro poderemos chorar, que seu coração sempre estará sempre a postos para nos fazer sentir o calor de sua amizade.



Contudo, não podemos ser egoístas, querendo exclusividade nessa amizade. Outros mais necessitam desse mesmo carinho e atenção, e se forem amigos de nosso amigo, nossos amigos deverão ser. Assim, mais irá se ampliando esse círculo de amizade.



Igualmente devemos saber que a mesma mão que nos ajuda, por vezes irá procurar nossa ajuda, e deveremos estar prontos para atender suas necessidades, como atendeu às nossas.



É fundamental essa reciprocidade. Esse apoio sempre deverá ser desinteressado, nunca se poderá cobrar o retorno, sendo sempre aquele compartilhamento gostoso, bastando a convivência amiga para satisfazer.



Sentimentos compartilhados. Por essa afinidade, compreendem-se os maus momentos, as horas mais amargas, que sempre serão melhor suportadas se tivermos alguém assim a nosso lado, que nos compreenda e entenda, e não apenas nos recrimine e aponte falhas. Que as aponte sim, mas que o faça brandamente, ajudando-nos nas soluções, em como corrigi-las, não apenas as destacando.



Por vezes somos dominados por angústias inexplicáveis. Nesse momento, precisamos de alguém a nosso lado para no-las ajudar a superar. Vamos sempre agir de mãos dadas, superando os problemas e nos cumprimentando nos sucessos.



Essa é a base de uma real e boa amizade. A compreensão, a solidariedade. Se choramos, se rimos, faze-lo conosco, sabendo nos chamar à razão se a coisa extrapolar.



Sabemos que com uma boa amizade, podemos contar mesmo que esteja longe. Basta uma carta, um e-mail para traze-la para perto. É um sentimento que não vê distancia. A afinidade se transmite em ondas através do espaço sideral.



Bons amigos dizem-se "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama e esse amor é suficiente para aquecer a alma.



É muito bom saber que sempre poderemos contar com amizades assim. Se perto, nos abraçando, nos ouvindo. Se longe, o fazendo com os longos braços e com os ouvidos especiais do coração, que sempre fará com que estejamos lado a lado, de mãos dadas, ainda que com oceanos nos separando.



Por mais perto ou mais longe que se esteja, o sentir da amizade se fará presente.



E com esse pensamento, sintamo-nos cada vez mais amigos, desejando-nos mutuamente UM LINDO DIA.

Sem comentários: