segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Halloween

A mistura de várias tradições dos imigrantes que conhecemos por Halloween se estabeleceu no calendário americano no início dos anos 1800. Até hoje, permanece desconhecido na Europa, mesmo nos países em que se originaram alguns destes costumes.
A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo "treats or tricks" - gostosuras ou travessuras.
A animação é tanta que dia 31 de outubro é feriado nos Estados Unidos e o comércio registra alto volume de vendas, superado somente pelo da época de Natal.

Gostosura ou travessura
Gostosura ou travessura (treat or trick) é provavelmente a mais estranha das adições americanas à festa de Halloween e uma contribuição involuntária dos católicos ingleses.

Durante o período de perseguição (anos 1500 a 1700) na inglaterra, os católicos não tinham nenhum direito legal. Eles não podiam realizar cultos e eram submetidos a multas, prisão e taxas pesadas. Era ofensa capital rezar missa, e centenas de padres foram martirizados.

Eventualmente, católicos ingleses resistiam, algumas vezes tolamente. Um dos atos mais tolos de resistencia foi a conspiração para explodir o rei protestante, James I, e o seu parlamento, a pólvora. Esta conspiração, pensava-se, dispararia um levante católico contra os opressores protestantes. Porém a mal preparada conspiração a base de pólvora deu para trás em 5 de novembro de 1605, quando o homem que guardava a pólvora, um descuidado convertido chamado Guy Fawkes, foi capturado e preso. Ele foi enforcado e a conspiração dissolveu-se.

5 de novembro, Dia de Guy Fawkes, passou a ser uma grande festa na Inglaterra, e ainda o é hoje. Durante os anos de perseguição, bandos de foliões vestiam máscaras e visitavam católicos na calada da noite, exigindo cerveja e bolos para suas festas: Gostosura ou travessura (treat or trick)! O Dia de Guy Fawkes chegou às colônias da América com os primeiros colonos ingleses. Mas quando da independência americana, o velho rei James I e Guy Fawkes já haviam sido esquecidos. "Gostosura ou travessura", no entanto, era muito divertido para ser abandonado, e eventualmente, mudou para o dia 31/10, dia dos mascarados irlandeses-franceses.

Lanterna de Abóbora
O uso da abóbora iluminada (Jack o' lantern) no dia de Halloween surgiu de uma lenda irlandesa e foi introduzida nos EUA no final dos anos 1800, por folcloristas.
Diz a lenda que um homem chamado Jack, após sua morte, foi proibido de entrar no paraíso, porque quando vivo era sovina, e as portas do diabo lhe foram fechadas, porque teria feito o diabo de bobo. Sem ter para onde ir, foi condenado a andar na escuridão. Implorou para o demônio que acendesse brasas para iluminar seu caminho e, desta forma, foi lhe entregue um pedaço de carvão incandescente. Para proteger a luz, Jack colocou o carvão dentro de um buraco de nabo. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos no campo, mas abóboras em abundância, fazendo a substituição.

Sem comentários: