sábado, 24 de novembro de 2007

" O SENHOR CHINA"

O Senhor China já fazia parte do rol de amigos de nossa família, quando eu nasci.
Pessoa muito íntegra, rigoroso no cumprimento de seus deveres!
Exemplo de civilidade e honradez!
Lembro-me de um natal em que ele, esposa e filhos, passaram
conosco e esse natal para mim, ficou marcado, por ter ouvido
a história que ele contou, em conversa com os adultos, na qual
eu prestava muita atenção.
"Quando eu era muito jovem, cometi uma ação errada e uma
pessoa me chamou, rispidamente, a atenção e eu tive que ficar
calado, embora humilhado e altamente constrangido, porque
aquela pessoa tinha toda a razão! Fiquei tão envergonhado que
prometi a mim mesmo, que nunca mais faria nada errado,
(sabendo que estava errado) Posso errar por engano, mas errar
conscientemente, nunca mais!! Porque, se alguém me chamar
a atenção... Se alguém me repreender e tiver razão para isso, eu
vou morrer de vergonha!! "
E o tempo foi passando, nós fomos crescendo, o Sr.China e dona
Celina, sua esposa cada vez mais fazendo parte da família,
padrinhos de casamento de uns, batizado de outros...Somos
padrinhos de alguns de seus netinhos e ainda hoje, muito amigos
de seus filhos.
O senhor China era uma pessoa baixinha, gordinha, com os olhos
miudinhos, que lhe davam uma feição oriental, quando ria!! e...
ele ria muito!! Tinha excelente bom humor!! Daí a alcunha de
"China."
Aquela história, contada naquele dia de natal da longínqua infância
jamais saiu da minha lembrança e sem perceber, sempre media o
comportamento dele, pela afirmativa feita naquele dia:
"Se alguém me repreender e tiver razão para isso, eu vou morrer
de vergonha!" e confesso que, sua conduta ia além do esperado
como certa. Ele se esmerava na correição !!
Já idoso, há poucos meses precisou ser internado em hospital,
para exames cardíacos mas sofisticados e também porque,
realmente, estava com sérios distúrbios no precioso órgão.
Tanto que um dia, o médico deu ordem a ele, que não se
levantasse do leito por motivo algum.
O coitadinho do Sr. China, ficava muito encabulado de precisar
do atendimento de enfermeiros, para suas necessidades fisiológicas,
e contava isso ao colega de quarto. Não chamava os enfermeiros
de jeito nenhum!! Quando já não agüentava mais, comentou com
o colega, que àquela hora da noite o médico não costumava estar
no hospital (nunca o vira por lá, aquelas horas!). Que iria arriscar a
ir ao banheiro...
Foi. Porém, quando ia voltando, o médico surgiu na porta do
quarto e lhe disse com voz elevada - "Sr.China, eu não disse que
não era para levantar do leito? O senhor não me ouviu, por quê?
Está fazendo papel de criança?!!.."
Mas, não terminou de repreender! O senhor China, ali mesmo, no
meio do quarto, caiu morto ao chão!!
Literalmente, o pobre senhor China, "morreu de vergonha!"
Minhas póstumas homenagens, bom amigo!

Sem comentários: