quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DO PRECONCEITO

A pessoa preconceituosa é uma pessoa profundamente desequilibrada e exageradamente conflituosa, no que aos seus sentimentos diz respeito. De ideias fixas e desencontradas sempre arranja argumentos para contrapor os outros e manter os seus ideais salvaguardados. Xenofobistas por convicção entram em conflito num piscar de olhos, defendendo suas ideias até ao insustentável do razoável. Para estas pessoas todas as outras têm defeitos e fissuras de personalidade. Quando acontece exactamente o contrário, contudo não são capazes de alcançar o mais obvio e evidente, de que são pessoas rancorosas e de mau feitio, para com os outros.

Extremamente territoriais sempre acusam no rosto um mau cenho, para que dessa forma possam manter as outras pessoas afastadas de si e de sua jurisdição. Usam o termo «eu» quando em contacto com outras pessoas, de maneira a satisfazer o seu egocentrismo doentio e de penúria conforme à razão, que não lhes assiste. Uma pessoa preconceituosa só se concebe pela razão, que, como todos podemos verificar, é uma sem razão, pois o preconceito é algo de irracional e contraproducente. É uma pessoa empírica, que usa e abusa dos sentimentos mais profundos, das outras pessoas. O preconceituoso é uma pessoa de ideias ou conceitos formados antecipadamente e sem fundamentos sérios ou imparciais.

São supersticiosos e intolerantes, não aceitando um «não» como conceito. Sofrem de opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos e sofrem ainda de cegueira moral. Aliás são amorais e não conseguem manter uma conversação sem que a intolerância tome conta da razão mais do que provável e significativa, baseada que é em factos reais. São pessoas que vivem na extremidade da corda, e encontram-se distantes do que é considerado normal. São radicais por natureza e são extraordinariamente solitários, não lhes afectando tal facto, pois que não sabem viver em sociedade, olhando os outros nos olhos, sem que antes desviem o olhar e descarreguem seus preconceitos como se fora uma arma de fogo.

Um pessoa preconceituosa é exímia em afectar a intuição de uma outra pessoa, é vaga e não tem a aptidão para receber as impressões dos demais, ao seu redor. Contradizem tudo e todos, como se a verdade fosse com eles e a inverdade corre-se pelos poros da pele das outras pessoas. Falta-lhes percepção e faculdades para compreender o que lhes estão a dizer, pois não têm consciência íntima. Não têm pesar, paixão ou desgosto, são pessoas frias a agoirentas, mantendo-se o mais possível afastadas das outras pessoas. Insensíveis têm a nítida sensação, de estarem a ser observadas e que lhes querem mal. O mal está com elas não com os outros. Um pessoa preconceituosa é sociopata e trai a liberdade dos outros serem como são. Para ela tudo está fora de questão e é pernicioso.

Sem comentários: