segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O CRIME DO TRAIÇOEIRO

O traiçoeiro é tenebroso e mal intencionado, destila veneno por onde passa e não se pode contar com ele para nada. Anda de cabeça bem levantada e sorri para as pessoas, para as conquistar e ser mais fácil de as enganar. Tudo o que diz é mentira ou pressupostos, que os mais incautos não se dão conta, desse seu fingimento. É bem-falante e atrai as pessoas para a sua teia medonha, usando da esperteza e da inteligência, com a propósito e da maneira mais adequada a ele. O traiçoeiro não desiste enquanto não consegue alcançar os seus intentos, malévolos e infernais.

Caminha sempre com esquemas na cabeça, que servirão para tirar proveito, sempre que dele necessite. É uma pessoa como outra qualquer, veste-se bem e é aprumado (em demasia, diga-se). As suas roupas são garridas e usa colarinho, ao pescoço pesadas correntes de oiro e crucifixos. Tudo não passa de um engenho para atrair as suas vítimas ao logro engendrado de há muito. Não é indivíduo de confiança e quanto mais longe dele melhor, pois ele tem cola e reúne as pessoas à sua volta, com voz de falsete e gestos estimulados pela sua argúcia. Gestos falsos e praticados ao pormenor, diante do espelho, que o comove.

O traiçoeiro é um criminoso pungente, já que usa da boa vontade das pessoas, para alcançar os seus fins sombrios. Não lhe importa minimamente o mal que possa fazer a outrem, desde que alcance os seus objectivos, de há muito articulados e pensados. Actua pelas costas das pessoas, quando estas abrem espaços para ele entrar, o que não descura e aproveita, como uma maná dos deuses. Tem um prazer incomensurável sempre que atraiçoa alguém, tirando dividendos de sua acção obscura, para levar uma vida desregrada e sem palpitações. É mau e sem sentimentos para com os outros.

Aliás não tem sentimentos mas maldade que usa malevolamente a todo o instante, sempre que o momento é proveitoso para ele, aproveitando-se das pessoas sempre que estas baixam as suas guardas, ficando susceptíveis aos seus planos. Avalia as pessoas de baixo a cima, tentando descobrir alguma brecha, por onde possa entrar para garantir o sucesso de sua traição e ganhando com isso o seu quinhão que irá servir para as suas expensas. É um criminoso de alta patente e sabe o que faz, para conseguir o seu sustento, no dia-a-dia. Este traiçoeiro é um ladrão, por força das circunstâncias, e sente-se à vontade neste papel.

Todo o traiçoeiro é gatuno, pois rouba a identidade das pessoas, das quais ele faz uso e abuso. É como o hábito que faz o monge, a persistência na repetição de seus actos traiçoeiros faz dele um delinquente. Não profere uma única verdade e se faz uso de meias verdades, é sempre para seu benefício e prejuízo dos outros. Traiçoeiro é quem ou que tira proveito da boa fé das pessoas, sem que isso deixe de ostentar presunção, de sua parte. O traiçoeiro tem uso e propósitos específicos
empregando a afectação para lesar ou causar danos a outras pessoas. Nunca fiando de uma pessoa que fala pelas costas dos outros… eis o traiçoeiro.

Sem comentários: