terça-feira, 16 de março de 2010

CIUME não é sinal de amor

O ciúme é um tema que mexe com os sentimentos das pessoas, portanto, sempre que é abordado, provoca alguma reação, o que é lógico e normal.
Sempre existem novos enfoques sobre o discutido "monstro dos olhos verdes".
Existem alguns pontos principais sobre esse sentimento que destrói tantas relações, e que chega muitas vezes à obsessão mais destrutiva possível, que podem colocá-lo como um dos sentimentos mais daninhos que existe, principalmente quando levado a extremos.
Pode-se considerar que o ciúme, é inveja do amor, pois quem entra na paranóia do ciúme, realmente não
ama de verdade. Quer é ser dono do outro, quer ter todo o controle sobre, não só o corpo, mas também sobre o pensamento, sobre a alma, como se fosse possível controlar o pensamento ou a alma de alguém...

As pessoas ciumentas julgam ter o poder de penetrar no pensamento de suas "vítimas". Por isso sempre estão vendo traições nas relações mais inocentes. O simples fato de ver o parceiro conversando com alguém, já é motivo para desencadear uma cena de ciúme, as vezes, violenta. Vê maldade em tudo. Vê duplo sentido nas frases mais inocentes. Sua imaginação sempre o está levando às mais torpes intenções em qualquer gesto. Basta um simples olhar e já imagina sinais de encontros fortuitos. Por causa dessas atitudes, realmente é dose aguentar uma pessoa ciumenta, por estar sempre desconfiando que a parceria ama outro alguém, e não admite isso, sentindo inveja desse amor. Na verdade, pode-se amar outras pessoas, sem que se possa falar em traição. Se a relação com o parceiro é linda, não haverá motivos para traição, já que esse outro amor pode ser administrado, pode ser um inocente amor de amigos, nada além disso: "amizade", o que é muito lindo.. e essa relação tem que ser consentida....

Mas o ciumento não aceita isso. Quer ser o dono absoluto dos atos e pensamentos de sua parceria. Vê segundas intenções em tudo e em todos. Não acredita que possa haver uma relação de boa amizade. Um simples aperto de mãos já passa a ser um código secreto. Na verdade, não é da parceria que desconfia, é de si proprio, pois para que haja a traição, certamente o ciumento estará se julgando inferior na comparação. E realmente, se inferioriza, devido à falta de auto confiança. E assim vai infernizando a vida de todos.

Interessante que a maior parte das pessoas acha que ciúme é sinal de amor, e assim, deixam esse sentimento crescer, chegando muitas vezes a incentiva-lo, como se fosse prova de amor, daí a tendência de se absolver os autores de crimes passionais, principalmente se a vítima for mulher...
Nesse caso, há que se ressaltar que é preciso sempre nos cuidarmos, confiarmos em nós mesmos, para confiar no outro....

Essa questão de se julgar os famosos "crimes de honra", como que justificando o fato de alguém matar um seu semelhante só porque foi traído, é algo que beira as raias do absurdo. Como se o ato de tirar a vida de alguém possa ter alguma justificativa. Só existe duas condições em que a Justiça (pelo menos a dos homens) pode relevar o ato de se tirar a vida de alguém... A legítima defesa da própria vida, e durante a guerra.

Mas... matar "por amor"... é algo inconcebível.

Quem ama, nunca pode matar. Só pode matar o tempo numa gostosa conversa. Se houve traição, só existem dois caminhos, ou o perdão, ou o fim do relacionamento, mas nunca matar, ou mesmo agredir. Em que mundo vivemos?

E se as suspeitas forem reais, então é hora de repensar seu relacionamento, pois algo nele vai errado. Está faltando amor de um dos dois lados, ou de ambos, pois se realmente houvesse amor, não haveria um ciúme exagerado, que denota uma total falta de confiança, em si, e no parceiro. Nesses casos cabe o famoso "vamos parar o mundo, e ver o que está acontecendo" . Tem que haver muito diálogo, para se acertar a situação, de uma ou de outra maneira, mas nunca pela violência.

Basicamente, é necessário amar-se muito e ter muita confiança em si próprio, esse é primeiro grande passo para uma boa convivência.

E para nossa boa convivência, desejo a todos UM LINDO DIA... E sem ciume...

Sem comentários: