quarta-feira, 31 de março de 2010

RESPEITANDO A AMIZADE

Uma certeza iniludível, é acreditar que não existe nada melhor do que tratar as pessoas com amizade e consideração, pois assim agindo, certamente teremos o mesmo tratamento em retorno.

Pode-se dizer com toda certeza, de que uma das coisas mais interessantes que temos para fazer, é procurar espalhar amizade e, a partir dela, felicidade. Infelizmente nem todos pensam assim, e, como resultado, encontramos pessoas que vivem mal humoradas, incapazes de um sorriso espontâneo, incapazes de uma gentileza, incapazes sequer de um agradecimento por um favor recebido, e por vezes interpretando atitudes amistosas como se fossem cobranças que estamos fazendo. E a qualquer coisa que dizemos, dão respostas atravessadas. A uma simples pergunta sobre “o que tem feito da vida”, respondem com ironia, indagando o que temos a ver com isso.

Fazer o que, se elas se sentem bem assim, interpretando mal o que lhes dizemos. Respeitemo-las, pois são pessoas que fazem do mau humor o real sentido de sua vida, e não são capazes de “sentir” um gesto de amizade, de simples carinho.

Penso que muito melhor do que um tratamento frio e distante, seria oferecer um pouco de calor humano, de um sentimento amistoso. Um abraço, um aperto de mão, um gesto de solidariedade.

Não custa nada e faz bem para nosso espírito.



Nada tem a ver com cobrança, se mostramos interesse pelo que se passa em seu lar. Por vezes notamos que um amigo, um filho, um sobrinho, enfim, alguém a quem queremos bem parece estar passando por alguma fase não muito favorável. É normal um interesse sobre o que está acontecendo. Não estamos cobrando satisfações, mas sim, desejando saber se existe algo que podemos fazer para ajuda-los. Simplesmente, uma atitude amistosa, muitas vezes mal interpretada.



Sempre deveremos respeitar as pessoas, com seus defeitos e virtudes, com suas tristezas ou alegrias. É a melhor maneira de sermos respeitados também. Ao notar algum defeito nas pessoas, deveremos usar de tato e bom senso para aponta-los, nunca o fazendo ofensivamente.

Enfim é importante saber usar do espírito de humanidade, escutando eventuais desabafos, da mesma maneira que gostamos de ser escutados.



É isso que precisa sempre ser levado em conta. Não devemos ser agressivos com quem demonstra alguma preocupação conosco. Não podemos deixar que nosso eventual mau humor fale mais alto, e nos faça entender errado.



Concordo que muitas vezes recebemos cobranças injustificadas, mas saibamos entender o motivo de quem no-las fez. Muitas vezes não existe mesmo o intuito de cobrar alguma atitude nossa, mas apenas um desejo de saber o que acontece, e possivelmente o que se poderá fazer para acertar as coisas. Saibamos entender essas coisas, evitando constrangimentos para quem apenas nos quer bem. E, crianças, amizade não é artigo que se possa desprezar.



Vamos sempre analisar as coisas, observando algumas regrinhas de bem viver, procurando tratar as pessoas com simpática cortesia, como gostamos de ser tratados, e sabendo interpretar atitudes. Procurar ajudar na medida do possível, sempre dispensando aos demais o mesmo tratamento que gostamos de receber. Sempre procurando ser como um espelho, devolvendo a imagem que desejamos receber. Assim se pratica a mais salutar de todas as amizades, ou seja, a amizade recíproca. E isso faz muito bem para nosso espírito.



Saber ouvir e interpretar é tão importante quanto saber falar, sempre dispensando a mesma atenção que gostamos de receber, evitando sobretudo julgamentos precipitados, e antes de uma resposta agressiva a uma manifestação de interesse, vamos imaginar-nos do outro lado da mesa, colocando-nos no lugar de quem nos pergunta algo. Será fácil chegar à conclusão que faríamos a mesma pergunta. Vamos respeitar a amizade e o carinho que nos dispensam.

Fazendo nossa parte para ver um mundo mais feliz, vamos chegar à conclusão de que somos os mais beneficiados, podendo nos considerar felizes.



Para melhor espalhar amizade, desejo que todos, sem exceção, tenham UM LINDO DIA.

Claro que não estou cobrando nada, apenas desejando que todos pensem melhor, e possam viver em melhor harmonia, sem acharmos que tudo é cobrança ...

Sem comentários: