quinta-feira, 25 de março de 2010

DEFININDO O QUE É SER BEM AMADO OU MAL AMADO

Não é fácil conseguir definir o que seja "bem amado", pois o amor apresenta muitas facetas diferentes, além do tradicional amor homem/mulher. Assim, bem amado, tanto pode ser aquele que encontrou um amor na vida, como pode ser aquele que teve muitos amores, ou mesmo que nunca amor algum, mas foi amado por suas qualidades pessoais, pela beleza de sua alma...

Geralmente aqueles que se perfilam entre os ditos "mal amados", ou então aqueles que "não tiveram sorte na vida", sempre levam dentro de si uma certa inveja daqueles que conseguiram obter sucesso, seja na vida pessoal, seja na amorosa.

Acontece que essas pessoas sempre conseguem vestir hábitos de candura e extrema força de vontade e, de repente, quando tiram a máscara de candura, mostram-se como realmente são, e fazem tudo desaparecer sob um manto de pura inveja.

É complicado explicar para essas mentes de tão exígua capacidade de raciocínio, que os sorrisos, as palavras de apoio, as brincadeiras devem vir diretamente do coração. Que a simpatia, é uma espécie de dom inato nas pessoas. Não adianta tentar forçar a natureza interior. Ficará explicita a falsidade de gestos amigos para quem tem a maldade no coração.

E essa inveja, que é inata nesses corações empedernidos, deixa essas criaturas sem capacidade para amar ou sequer entender o amor que podem receber. E procuram destruir o que existe de bom, já que não conseguem ser bons.

Por paradoxal que pareça, para eles é insuportável ver pessoas simpáticas e bem amadas.
E ao invés de tentar aprender que o exercício da bondade e da amizade faz um bem tremendo para a alma, começam a odiar e tentam destruir aqueles que consideram mesquinhamente como inimigos...

Por que não tentar aprender com eles a viver? Por que perder tempo com artimanhas diversas para tentar destruir o que de bom vem sendo feito? Criaturas assim, amargas, rancorosas, são realmente dignas de pena. São capazes de guardar durante anos o ódio em seu interior, esperando por uma chance por menor que seja para distilar sua bilis.

Claro que sem pessoas assim, o mundo seria bem melhor. Mas aí sim, seria um Paraiso, e talvez seja justamente essa nossa missão nesta passagem. Pelo menos tentar mostrar esse outro lado da vida, esse lado bom, para essas criaturas, que chegam mesmo a ser um mal necessário, pois sempre servirão como um exemplo de como não se deve fazer para o exercício do bem viver. São os exemplos do ridiculo, que não devem ser seguidos. Mas como saber disso, se não os tivermos diante de nós?

Algo que é inerente da nossa condição de ser humano, é ver como é o lado errado, e como é o lado certo, e saber assim discernir qual o melhor caminho para nós. É preciso saber usar o livre arbítrio. E usá-lo bem, claro...

Sempre existirão pessoas bem-amadas, bem resolvidas, bem de vida e de espírito, que, por um nada, serão transformadas em alvo de desentendimentos inúteis, de perseguições bobas, e infelizmente isso sempre existirá. Por mais que se tente, parece impossível extirpar esse ranço de ódio de dentro desses corações empedernidos, e assim, existem dois caminhos. Tanto podemos tentar consertá-los, o que geralmente é inútil por não ser esse seu desejo, como poderemos simplesmente ignorá-los, usando para tanto, a versão anímica da famosa tecla Del...

Assim, a definição fica mais ou menos definida... Bem amados são aqueles que tem bons sentimentos no coração, e que vivem procurando espalhar amizade, enquanto mal amados, são aquelas criaturas amargas, que espalham inimizades, através de polemicas e maledicencias que espalham, e que estão sempre desenvolvendo fofocas sobre a vida alheia.

E enquanto tentamos resolver, vamos, por nossa conta e risco, ter UM LINDO DIA, que é a melhor maneira de viver.

Sem comentários: