quinta-feira, 28 de maio de 2009

O SER HUMANO PRECISA SER HUMANO

Realmente, o ser humano precisa aprender a ser humano, e deixar tanto de pensar e agir com maldade no coração.

A vida está aí, podendo ser muito bem vivida, basta que assim o queiramos, contudo, certas coisas nos fazem parar para pensar um pouco, tentando analisar quão complexa é a natureza humana, pois, infelizmente existem pessoas que apenas desejam fazer o mal para os outros, preparando planos que visam unicamente prejudicar alguém, lançando calunias, e até mesmo provocando atos que possam trazer sérios prejuízos para as vítimas de suas maldades.



Analisemos, por exemplo, certas atividades terroristas, praticadas aleatoriamente sem objetivos definidos como a ação dos chamados homens bomba, ou então aqueles que atiram contra tudo o que se mova, ou quaisquer outras atividades terroristas.



Pergunta-se: A troco de que? Simplesmente para prejudicar outrem, pois que tais atos não lhe trarão benefício algum, e por vezes, lhes custa a própria vida. Para que? Apenas para espalhar terror. Apenas para reivindicar certos direitos, não devidamente esclarecidos. e nem sempre lídimos direitos. Temos sempre que respeitar o espaço alheio, e o direito à vida que todo ser humano tem.



Por que não simplesmente chegar-se à conclusão de que "o sol nasceu para todos?” Existe tanto espaço no mundo... Por que brigar por certas certas faixas de terreno? Por certos territórios, por vezes áridos?



É muito mais interessante perder-se tempo procurando ajudar alguém a crescer, do que procurar prejudicar pessoas que não estão atrapalhando a vida de ninguém. E que nem se preocupam com sua vida.



Um bom exemplo são essas bombas que são colocadas aleatoriamente em locais públicos. Atingem pessoas que nada tem a ver com os objetivos dos terroristas. Para que tais atos? Só para que alguém possa se orgulhar intimamente de sua maldade?



Penso que não vale a pena.



A propósito, li uma mensagem maravilhosa, que vem da mui antiga "Sabedoria Oriental”, mas que se encaixa à feição em qualquer época da humanidade:



"Só passarei por este mundo uma vez. Assim, todas as boas ações que possa praticar, e todas as gentilezas que eu possa dispensar a qualquer ser humano, devo aproveitar este momento para fazê-lo. Não devo adiá-lo nem me esquecer deles, pois não voltarei a passar por este caminho."



É um pensamento muito profundo, que nos faz logicamente pensar nos benefícios da caridade cristã. No ato de estender-se uma mão para cumprimentar um amigo. No simples fato de desejar-se boa sorte a quem se lança em um empreendimento novo. Na ajuda que se pode prestar a quem dela precisar.



Nem que seja apenas ouvindo seus desabafos, nem que seja apenas para prestar o chamado apoio moral. Isso ajuda muito.



Pode ser que amanhã sejamos nós que precisaremos dessa ajuda, desse apoio.



Um pensamento que é extremamente negativista é aquele tradicional: Quero que fulano se ferre. Penso que o fato de alguém se dar mal em um empreendimento não deve dar satisfação alguma a pessoas de bons sentimentos. Somente almas muito mesquinhas podem pensar assim. Podem desejar o mal a quem quer que seja.



Não é destruindo que provamos nosso valor. Assim só estamos expondo a todos a nossa maldade, nossa má índole. Nosso valor é provado com a qualidade de nosso trabalho.



Tem muito mais valor quem obtém sucesso ajudando outros a crescer, do que aquele que apenas se preocupa em vencer, destruindo e prejudicando quem encontrar pela frente. Acabará ficando só. Não terá com quem dividir suas glórias.



Nunca devemos nos esquecer de que "não voltarei a passar por este caminho...” Assim, devemos deixar flores marcando nossa passagem, e não as pedras com que derrubamos os opositores.



Devemos ser lembrados por nossos amigos como uma pessoa que só se preocupou em fazer o bem, em espalhar amizade.



Nunca como um alguém que mais se preocupou com vinganças, fazendo-se odiado por muitas outras pessoas. Isto, inclusive, atrapalha e muito nossa própria satisfação pessoal ao vermos que nosso sucesso foi obtido à custa do prejuízo de muita gente.



A melhor coisa a fazer, sem dúvida, é muita ponderação. O tradicional, VIVA E DEIXE VIVER.



Assim sendo, com um abraço fraterno, desejo a todos UM LINDO DIA.

Sem comentários: