quarta-feira, 27 de maio de 2009

É IMPORTANTE SABER USAR DE PACIENCIA E TOLERANCIA

Paciencia e tolerancia são duas palavrinhas que por vezes nos deixam impacientes e intolerantes, pois frequentemente nos deixamos levar pela impaciência, ou pela revolta, quando não conseguimos obter aquilo que queremos, quando não conseguimos realizar as coisas que tínhamos planejado, e isso será considerado como tremendo contratempo, se não se encontra tempo para repensar tudo.

Principalmente se esses insucessos se devem a fatores alheios à nossa vontade, se foram determinados, por inabilidade de terceiros, ou por questões imponderáveis, quando alguns imprevistos surgiram atrapalhando nosso êxito.

Quaisquer que sejam as razões, não representam motivo para explosões de ira, ou para uma revolta, seja íntima, quando não soubemos planejar adequadamente, seja contra outrem, quando falhas de terceiros nos prejudicaram.

De nada nos adiantará explodirmos, pois não será isso que solucionará a questão, muito pelo contrário, poderá atrasar mais ainda, pois o tempo assim perdido, poderia ser melhor aproveitado com um novo planejamento, feito com mais cuidado, ou escolhendo melhor os parceiros.

A propósito, recebi uma Prece Indígena, que nos mostra que eles tinham um conhecimento profundo da mente humana, vejam:

"Que caia sobre sua cabeça, esta sagrada chuva, suave, serena, calma, tranqüila, e que lhe ensine a ter mais tolerância, resignação e paciência, para saber a hora certa de fazer as coisas..!! Tudo a seu tempo..!!! "

Metaforicamente falando, a chuva a que se refere a prece, são as dificuldades que fatalmente encontraremos em nossa caminhada. Seria mais agradável se tudo corresse lindamente sobre os trilhos que imaginamos. Mas, imprevistos sempre ocorrem, e temos que esperá-los, para não sermos surpreendidos por seus efeitos. Devemos encará-los como uma chuva suave, serena e calma, embora ribombem trovões. Se estivermos sob proteção dos pára-raios, que são nossa paciência e tolerância, não sentiremos tanto seus efeitos devastadores, e poderemos reorganizar as coisas. Nunca deveremos nos esquecer de que a raiva sempre será uma péssima conselheira, podendo nos levar a atitudes irrefletidas.

Devemos nos espelhar na sabedoria dos velhos sábios indígenas, procurando saber, não só a hora certa de fazer as coisas, como também, a maneira exata de fazê-las. Analisar ponderamente o porque de não ter dado certo, para replanejar adequadamente tudo.

Ponderação e reflexão servem para toda e qualquer situação problemática em que nos encontremos. De nada nos valerá agir no impulso de uma raiva de momento.

E isso vale em toda e qualquer circunstância, seja nos negócios, seja em nossa vida familiar.

Quanta coisa é perdida, quanto vida destruída por que não se parou para pensar...

Valerá mais a pena esperar a poeira baixar, a cabeça esfriar, e a chuva mansa poderá ajudar o "esfriamento". Assim fazendo, para que se possa reavaliar a situação, e encontrar, calmamente a melhor solução para o caso.

E para melhor encontrarmos soluções, que tal começar com UM LINDO DIA...

Sem comentários: