quinta-feira, 28 de maio de 2009

COMO IDOSAR SEM ENVELHECER

Sempre será o grande segredo da vida, chegar a uma provecta idade física, sem permitir que a alma envelheça junto, e a respeito desse tema, ou seja, sobre a questão do que pode ser ou não um sinal de envelhecimento, muito já se falou, e sempre poder-se-á mais falar ainda.
O certo, é que existem velhos de 30 anos, e jovens de 70... Tudo é questão de como se pensa a esse respeito, de como as pessoas procuram viver. Aqueles que se amam, por força desse amor próprio, conseguem ter melhor condição de vida. Ou não, se não conseguem amar-se o suficiente para chegar a uma "idosidade" digna e saudável.
Como se pode e se deve viver cada momento da vida, é nisso que se deve parar para pensar, enquanto ainda é tempo, mesmo porque, não se pode distrair e deixar o tempo correr lindo, leve e solto. Vamos controlar essa passagem, para que mais tarde, se possa afirmar com convicção de que não se pode lembrar de ter tido melhor fase do que a partir dos cinquenta, sessenta, ou mais, muitas vezes descobrindo novas aptidões, aquele talento que ficou oculto pelas necessidades da vida. Talvez não se tenha tido tempo para aproveitar a vida, e em consequencia, sofrer de depressão, de TPM, menopausa, andropausa, brigar com espelho, e certos receios sobre o que nos reservará o futuro. E assim, como o futuro já é presente, aprendemos que o sentido da vida envolve sabedoria, equilíbrio e fronteiras de conhecimento, coisas inerentes à experiencia adquirida durante a vida.
Ao ser humano é dado o privilégio da razão, inclusive para não ignorar que sua vida é composta de fases cósmicas que devem ser vividas e compreendidas com sabedoria porque são imutáveis, assim cada ser humano deve aprender viver conscientemente e da melhor maneira possível todas as fases, com sabedoria , discernimento e felicidade. Aprendemos assim, que somos imortais de espírito e temos em primeiro plano um compromisso conosco no campo material que envolve, em primeiro lugar, o fato de saber manter nossa mente e corpo em equilíbrio e autoconhecimento pleno. Obviamente que esse aprendizado envolve tropeços, provações emocionais e outros tantos fatores emocionais que devemos driblar com destreza inteligente, não permitindo que acelere nossa degradação física e mental. Nossa breve passagem por esse plano de vida, transcende religiões , crenças ou rituais, pois é algo inerente ao plano cósmico, destarte, através do livre arbítrio o ser humano é capaz de manipular átomos e genes, construir naves espaciais, mas é inepto para resolver seu próprio problema existencial .É incapaz de aprender , com raras exceções, que nossa existência , como ser dual (corpo e mente ), requer equilíbrio mental e sabedoria, como também de que cada fase de nossa vida será como abrir um novo portal de autoconhecimento. Com vontade e talento original se constrói o templo interior , que quanto mais maturidade e vivência , mais iluminado se torna. Ser feliz é em consequencia, saber amar mais intensamente, e com muita paz o que é um direito do ser humano.
Não aceitar o envelhecimento físico natural é sinal de não ter vivido, apenas devemos saber preservar nossa alma desse envelhecimento, não permitindo seu envilecimento.
É importante, para uma boa qualidade de vida, que nos respeitemos, cuidando de nossa mente e de nosso corpo de uma maneira adequada, evitando certos vícios e excessos, que dão uma ilusória sensação de prazer e felicidade, mas que mais tarde cobrarão o tributo de nosso organismo, e então, ao constatarmos o quanto nos custou ter uma má qualidade de vida na mocidade, já será tarde demais.
Também é necessário que se faça uma boa mentalização, para sabermos aceitar a passagem do tempo, sem nos entregarmos às suas consequências. O tempo passa, a idade avança, os cabelos prateiam-se, mas uma cabeça bem trabalhada consegue minimizar os efeitos dessa imutável lei da natureza, permitindo chegar-se a idade avançada, com uma melhor qualidade de vida.
Desejando tudo de bom, quero augurar a todos UM LINDO DIA

Sem comentários: