quarta-feira, 2 de maio de 2007

Derrubando paredes, construindo pontes....

Na vida, estamos sempre desempenhando algumpapel: o de chefe, pai, mestre, aprendiz, amante, anjo,sábio, ídolo, ator, juiz, capataz, carrasco, herói...E nos relacionando: em casa, no trabalho, no trânsito,em família, com amigos, com credores, fornecedores e amores...Basicamente, em cada papel, cenário, e momento,podemos estar derrubando paredes ou construindo pontes.Tomar consciência de como agimos é meio caminhoandado para nosso crescimento pessoal e profissional...Levantar paredes é sinônimo de separatividade...Construir pontes é sinônimo de união...Levanto paredes sempre que humilho, desprezoou agrido, nego-me a ouvir, sou autoritário e dono da verdade, zombo, grito, uso do meu poder para submeter a vontade do outro, fecho-me ao diálogo, faço tudo para aparecer e parecer maiordo que sou, negligencio minha saúde integral...Construo pontes sempre que ouço, coloco-me no lugar do outro, reconheço esforços, valorizo a dedicação, respeito sentimentos, dou um sorriso,me interesso de fato pela outra pessoa, percebo que não sou o centro do universo, sou grato, tenho a humildade de aprender, não tenho medo de me revelar como sou...Poderia escrever muitas laudas sobre levantar paredes e construir pontes.O importante é estabelecer dentro de si a eternavigilância sobre cada ato e momento, prestar atençãosobre as próprias tendências.Levantar paredes, afastando, atemorizando,enganando, mistificando, agredindo, humilhando,ignorando, submetendo, calando, zombando,abandonando...Ou construir pontes, aproximando, tranqüilizando,ouvindo, cultivando a verdade, respeitando, ensinando,aprendendo,reconhecendo, dialogando, amando,protegendo...Faça o gesto de apontar para alguém ou algo.Olhe para sua mão.Veja que enquanto um dedo aponta fora,há três dedos voltados para si mesmo.Isso deve ter algum significado não?Enquanto estiver muito preocupado em parecersuperior, mais e mais paredes se levantarão em torno de você, ainda que esteja sempre no meio de multidões.Os amigos verdadeiros, as pessoas que têm algum afeto por você, se acostumarão com sua ingratidão, com sua negligência, com seu descaso, com suas traições, com seu desamor, e cada dia sua ausência doerá menos...Reconstruir pontes...Restaurar ligações...Resgatar a ternura...Recuperar o amor próprio...Reunir...religar...acima de tudo...Retomar o leme de seu próprio destino

Sem comentários: