quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Acesso ao Mestre Interior / Acesso à Qualidade da Sabedoria

Propósito

O propósito da meditação em posição sentada é reverenciar o tempo sagrado. Tempo dedicado à introspecção, contemplação, descoberta e veneração do sagrado ou divino.

Postura

Sente-se numa cadeira ou no chão com os olhos fechados e as pernas cruzadas ou estendidas. As práticas ocidentais e orientais incorporam a postura de joelhos ou em posição de prece, que é outra dentre as utilizadas para a meditação em posição sentada.

Processo

Neste tempo e postura sagrados, você pode solicitar orientação ou maneiras de lidar com a sabedoria tanto em situações íntimas quanto generalizadas.
Na meditação em posição sentada temos a oportunidade de transformar o crítico interno em testemunha imparcial. E também a oportunidade de receber orientação de como conduzir sua vida com sabedoria.
Essa postura lhe dá oportunidade de ir além das polarizações internas e externas, dos paradoxos e das contradições que estiver experimentando.

2. Dedique alguns instantes diários para ficar sozinho ou no doce território do silêncio, a fim de ouvir seu próprio conhecimento ou sabedoria. Dedique um dia inteiro por mês para permanecer totalmente em silencio.

3. Crie alguns rituais pessoais que possam ampará-lo nas transições ou situações de perda.

4.Conscientemente, faça de cada dia um foco para a prática da sabedoria. Pergunte-se: “Quão objetivo posso permanecer? Sou capaz de aguardar em vez de agir quando estou confuso? Posso usar de discernimento em vez de julgar? Tomarei decisões somente quando estiver claro para mim?”.

5. As ocasiões de despedida ou quando vamos dormir constituem práticas diárias que nos preparam para a arte de morrer ou de lidar com o desconhecido. Com essas duas práticas diárias, aprenda a confiar e a deixar que as coisas tomem seu rumo.


6. Dedique um espaço de tempo para honrar a riqueza de suas raízes e de sua herança. Colecione fotos de seus parentes antepassados importantes. Use-as como lembretes visuais dos aspectos “bom, verdadeiro e belo” de sua herança.

7.A cada mês, no dia de seu nascimento, faça alguma coisa que nunca tenha feito antes. Incorporar essa prática mensal à sua vida aumenta sua capacidade de aproximar-se conscientemente do desconhecido, ao menos 12 vezes por ano.

8.Durante este ano, quais são as limitações que você planejou liberar de sua natureza, para conseguir expressar mais completamente aquele que é você?

A Terra é o centro do Universo
A casa é o centro da terra
A família é o centro da casa
A pessoa é o centro da família

- Canção basca

Sem comentários: