segunda-feira, 23 de março de 2009

O VALOR QUE VOCÊ DÁ...

Qual é o valor você está dando para as coisas, pessoas e para si mesmo?
Será que não está colocando tempero demais no prato?
Não está valorizando o que não tem valor,
e deixando de lado o que realmente importa?
Será que não está viajando demais no trem bala da ilusão?
Não está como a pessoa doente de ciúme que vê tudo ampliado?

Vez ou outra nós entramos em um processo de hiper-sensibilidade, e tudo começa a ficar exagerado em nossas atitudes e principalmente no pensamento, fonte de nossas alegrias e frustrações. O depressivo por exemplo, começa a se fechar em mundo que poucos podem "penetrar" porque atribui a si, aos outros e ao mundo um sentido negativo, causando uma apatia, uma falta de energia tão grande que leva a total ausência de sonhos e esperança.

Cada um é responsável pela qualidade dos seus pensamentos e cada um reage de uma maneira diferente diante da mesma situação, por isso não podemos acusar a situação ou tal pessoa pelo momento que vivemos. Tudo é fruto da nossa maneira de encarar o problema, que as vezes nem é problema, é apenas uma criação da nossa mente.

Por exemplo, você está passeando em uma rua e aquela pessoa muito especial, um amigo ou parente que não vê faz algum tempo, passa ao seu lado em sentido contrário e não te cumprimenta, alias, parece que nem te viu. O que você faz?

1- Fica com muita raiva e muito sentido com a pessoa;
2- Imagina que o problema é com você, ninguém te vê mesmo e chora;
3- Vai atrás da pessoa e a chama pelo nome, afinal de contas ela pode nem ter te reconhecido;
4- Vai embora na dúvida se aquela pessoa era realmente quem você pensava.

Como você vê, podemos enfrentar a situação de diversas maneiras, de acordo com o nosso estado de espírito, do momento que estamos vivendo. Por isso, nos momentos de dor, de solidão da alma, de muitas lutas e dificuldades,e evite ao máximo o pré-julgamento das coisas, de si mesmo e das pessoas, pois nossa visão costuma estar sempre embaçada por lágrimas, mesmo que não caiam, as lágrimas ficam na alma, embaraçando nossos sentidos e a maneira de enxergarmos o mundo.

Transforme a alegria na sua arma mais poderosa para combater a depressão, a dor e o medo, e alegria é o contentamento com tudo, que pode ser muito pouco, quem sabe o fato de estar vivo, respirar, ter saúde, amar, ter alguém para quem se voltar, e esse alguém, pode ser Jesus por exemplo, o que te deixa com a certeza de que nunca está sozinho.

Pense nisso!

Sem comentários: