terça-feira, 31 de março de 2009

RETORNO

Na companhia
de calmo e frio outono
de singular e plácida beleza,
retorno hoje à terra onde nasci
e me invade um pouco de tristeza.


Muitas coisas
continuam como antes:
as andorinhas na torre da igreja,
as alamedas e as pedras dos jardins
sempre vestidas de cinza e aspereza.


Lembranças
vêm e voltam, avassalam.
O céu azul, o rio, o mar, a mata,
essas são as coisas memoráveis
que eu guardo... mas algo me maltrata:


É que o antes
e o agora me comprovam
que a vida realmente é uma quimera,
uma ilusão, um sonho que sem rastros,
se dilui n'alguma nuvem passageira.


Tanto tempo passou,
nem sei mais o que dizer agora,
não sei como explicar, mas com certeza,
ele cobriu minhas lembranças lentamente,
com tempestades cinzentas de tristeza.

Sem comentários: