quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VAMOS APRENDER A FALAR...

Aprendemos que o ser humano é único ser vivente que tem o dom da palavra, pelo menos para nós humanos, pois certamente, da mesma maneira que nós nos comunicamos entre nós, todos os animais se comunicam entre si, e possivelmente também acreditam que apenas eles é que conseguem se comunicar. Questão de ponto de vista, e que por falta de conhecimentos sobre os idiomas "bichisticos", não nos cabe discutir...



Voltando ao que é público e notório, ou seja que nós, humanos, temos o poder de nos comunicar pela palavra, falada, escrita ou teclada, é fácil chegar à conclusão de que muita gente deveria abdicar desse direito, ficando quietinha em seu canto, pois esmeram-se em falar bobagens (muitos podem achar que estou nesse meio, questão de ponto de vista).

Desconheço o autor, mas achei muito apropriada esta frase colhida "em algum lugar do presente".(L’Inconnu, reivindica a autoria...):

"Se a sua mente não é aberta, feche a boca também".



Mas não é isso mesmo ? Cansamos de ouvir mancadas homéricas. A fraseologia popular está repleta de frases históricas, autênticos atentados aos nossos olhos e ouvidos. Podemos citar como exemplo certas frases ditas por determinados dirigentes esportivos, por políticos e, pior ainda, as “pérolas” colhidas todos os anos nas provas vestibulares (não seriam vestiburrares?). Para chegar a um vestibular, claro é que esses “iluminados” curtiram muitos anos de bancos escolares, mas com proveito zero, pois o nível grotesco dos erros praticados mostra claramente que esses infelizes não aproveitaram absolutamente nada do deveriam ter aprendido, e que podemos qualificar como pessoas que, caladas, mostrariam maior sabedoria, pois não diriam as asneiras em que são especialistas. E neste tópico se enquadram muitos políticos, cujo nível mental pode ser qualificado como abaixo de zero, e que dizer então de seus eleitores?



Além desses exemplos típicos, há que se citar ainda muita gente que não sabe o que diz, e só abre a boca para falar besteiras. O que se pode dizer de certas perguntas feitas por nossos repórteres volantes, em suas entrevistas, seja no rádio ou na televisão. Por exemplo, alguma personalidade acaba de desembarcar, chegando da Bósnia-Herzegovina, e lá vem o iluminado perguntando: O que o senhor acha do Brasil ? Ora, a criatura acabou de chegar e, se não for uma pessoa educada, só pode responder: Não sei, como voce pode estar vendo, acabei de chegar.



Outro exemplo clássico, são as declarações de políticos, ou de dirigentes esportivos, que falam muito tempo, e não dizem nada de útil.



Isso acontece, porque se metem a falar sobre aquilo que não conhecem. Claro que só pode sair sandices. Então, vale a lição de nosso autor anônimo. Antes de falar (ou escrever) sobre alguma coisa, procure ao menos saber sobre o que vai falar, para não fazer bobagem. Evita muitos micos.



Por vezes escuto pessoas sendo entrevistadas no rádio ou televisão que, só por estar "no ar", tentam mostrar uma cultura que na realidade não tem, então empolam o peito e desandam a soltar "palavras difíceis", cujo significado ignoram, mas que acham "palavras bonitas". E sai cada besteira... Isso geralmente ocorre com políticos e certas autoridades. Penso que todos já fomos testemunhas de fatos como esse.



Principalmente agora que temos um luminar que está fazendo a felicidade dos humoristas de plantão, e, principalmente, levando muita gente a um arrependimento por certa tecla que foi apertada nas últimas eleições... Pobre e sofrido Aurélio...



Deveriam limitar-se a falar daquilo que sabem, e da maneira que sabem, evitando cair em situações constrangedoras...



Isso poderia ser evitado se todos procurassem seguir o sábio conselho de nosso autor misterioso.



Bem, apenas para terminar, vou falar de algo que realmente conheço, e sei que estou certo ao dizer: TENHAM UM LINDO DIA.

Sem comentários: