´´Cometemos um grave erro quando achamos que uma pessoa grosseira é uma pessoa forte. Nada mais enganoso.
Quem é verdadeiramente forte, não precisa demonstrar força. Quanto mais serena, mais forte é a pessoa.
É fundamental a habilidade de ser cordial com os outros.
A cordialidade é uma qualidade e não uma relação.
Você pode ser amigável mesmo quando estiver sozinho.
A cordialidade é ilimitada porque não depende do outro, só de você.
Sendo gentil, você faz a pessoa sentir-se importante, que é uma das maiores necessidades do ser humano.
Como dizia São Francisco de Assis, “nada é tão poderoso quanto a gentileza”. É bom lembrar que não se trata de agir de uma maneira piegas, pegajosa.
Claro que em várias circunstâncias ocorrerão divergências, conflitos e, nosso impulso condicionado pode ser o de “engrossar”, pois quase sempre nos achamos com a razão e, o outro, é claro, sem razão. Mesmo nestas situações, talvez principalmente nelas, você deve ser gentil. Pode parecer paradoxal, você pode ser firme sem ser grosseiro. A grandeza não está em ser forte e sim na utilização correta da força.
Há momentos nos quais você encontra todas as razões do mundo para usar alguma frase grosseira, com pessoas que parecem testar sua paciência, para saberem até onde você chega. Combata fogo com fogo e tudo que restará serão cinzas.
Há momentos nos quais você encontrará todos os motivos do mundo para deixar de ser gentil. São estes os momentos nos quais a gentileza será mais importante para as pessoas que estão ao seu redor. São estes os momentos nos quais você causará maior impacto na vida delas, e na sua, por ser gentil..
Enfim, como disse Gandhi: “ A não violência dos fortes é a força mais potente do mundo
Sem comentários:
Enviar um comentário