quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ENTENDENDO O QUE É POLITICA DE BOA VIZINHANÇA

Para entender o que é politica de boa vizinhança, temos de entender que o grande problema atualmente, é que geralmente se pensa apenas no próprio umbigo, e se perde muito tempo em sua contemplação, jamais sobrando um tempinho por menor que seja para lembrar de que existem pessoas ao redor, e que merecem nossa atenção e respeito. Então vamos ver o que podemos encontrar a nossa volta, e o que se pode fazer nesse sentido.

A nível mundial, não temos grandes novidades, pois além das costumeiras crises no Oriente Médio, dos conflitos na Bósnia, na Chechenia, no Peru, na África, na Colombia, na Argentina, no Polo Norte (consta que as renas estão ameaçando uma greve no Natal, se o Papai Noel não acertar alguns direitos trabalhistas), assim, não há nada melhor do que falar sobre "política de boa vizinhança", para ver se essa gente se acerta.

Na realidade, é fácil falar em politica de boa vizinhança, pois é um tema bem abrangente, envolvendo de uma maneira geral todos os que estão próximos de alguém, ou seja, nossos vizinhos de rua, nossos colegas de Academia, de trabalho, de botequim, enfim tudo o represente proximidade pessoal.

Basicamente em todos os casos citados, o que sempre deve imperar é o chamado direito de ir e vir, que é privilégio de todos nós. Claro, sempre deve haver alguns limites nisso, mostrados por algo muito raro, chamado "bom senso". Claro que não faz não nenhum sentido tomar certas atitudes que sabemos irão incomodar alguém.

É o caso daquele amigo que chega dizendo: Pô amigo, eu sei que você vai se chatear, mas eu tenho que lhe dizer... Ora pinóias, se sabe que o infeliz vai se chatear, por que cargas d'água tem que lhe dizer aquilo?. Vamos respeitar o amigo.

Existe uma pequena coisinha que jamais me cansarei de repetir, que é o principal fator a ser observado no relacionamento entre pessoas: O meu direito termina onde começa o seu, e o seu onde começa o meu. Procurando agir nesses parâmetros, não teremos problemas, pois os limites são mantidos. E o dito cujo e imprescindível diálogo, que falta faz.

Devemos sempre ter o bom senso para observar nossos limites. Para que "pisar no calos" de alguém gratuitamente? Acontece que tem muita gente que adora ver o circo pegar fogo, e estão sempre invadindo território alheio e isso, convenhamos, é muito desagradável.

Dentro da Internet, temos diversos casos de desrespeito aos sagrados direitos das pessoas. Por exemplo a malfadada e terrível invasão de vírus os mais diversos. O infeliz que espalha essas pragas só pode ser alguém muito frustrado na vida, pois não consigo entender o que pode passar na cabeça de uma pessoa que solta um vírus. Não tem um objetivo definido. Não sabe a quem vai atingir. Sequer vai poder se vangloriar de ter ferrado alguém especificamente. Qual seria sua finalidade?

Comparo isso com aqueles doidos que colocam bombas em locais públicos. Não têm um alvo específico. Simplesmente querem matar pessoas, pelo simples prazer de matar.

Assim como aqueles que gostam de provocar confusão, que gostam de falar mal de pessoas que sequer sabem de sua existência. Com que finalidade? Acho que nem mesmo eles sabem porque são tão inconvenientes. Porque gratuitamente ofendem seus semelhantes? Vai saber...

Talvez simplesmente queiram aparecer, e nesse caso, o que se pode fazer seria verificar qual o recheio de sua caixa craniana, assim como a cor e o odor do recheio em questão...

Bem amigos, o mais importante é que cada qual faça a sua parte, respeitando o direito de todos, para que nosso também o seja A todos, sem qualquer exceção, desejo UM LINDO DIA.

Sem comentários: