terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PARA ENTENDER A CONSCIENCIA

PARA ENTENDER A CONSCIÊNCIA





Marcial Salaverry








É um tanto quanto dificil conseguir entender essa coisinha complicada que é essa tal de consciência, que está sempre pegando no pé de quem não age de acordo com seus ditames.

Muitas vezes, ela determina certos rumos, recusados por nossa vontade, pois detestamos ser contrariados em nossos interesses, e nem sempre ela sabe entender que aquilo que queremos, pode não ser ético, mas é o que precisamos fazer, ou melhor, é o que melhor nos convém em determinados momentos, mas que nem sempre deveria ser feito.

Está certo que cada qual tem sua consciência própria e seus limites, algo que é sujeito a controvérsias...

Será que a grande maioria dos políticos vive em paz com as respectivas consciências? Será que eles as tem? Será que essas figuras bem conhecidas que cometeram grandes falcatruas, prejudicando a vida de milhares de pessoas conseguem viver em paz com a consciência? Será que a consciência deles aceita numa boa, mensalões, mensalinhos, cuecas ou meias recheadas e malas de "dizimos"? Se tiverem ainda um restinho dela, claro que não conseguem sequer dormir à noite. Ou ao menos assim deveria ser.

Acontece que pessoas assim, esqueceram essa coisinha incômoda em algum lugar do passado. E não fazem a mínima questão de a reencontrar, pois isso iria atrapalhar muito a execução de suas falcatruas. Ela nunca iria permitir muitas coisas que acontecem por este mundo afora. Nem vale a pena falar delas, pois todos conhecem de sobejo as coisas que essa soturnas figuras andam aprontando. e não são nada edificantes.

Meu bom amigo René Descartes, nos legou uma mensagem muito interessante a esse respeito. Vejam:

A única verdade clara e final é a da consciência.

Essa verdade é uma grande verdade. Mas não para todo o mundo. Há quem não acredite. Claro. Não lhes convém sequer falar dela, que dizer tê-la...

Pode-se viver uma mentira por muito tempo. É uma vida falsa. Por mais que se consiga enfiar a consciência num saco e enterrá-la bem fundo, ela permanecerá em um escondido cantinho, latente, e mais cedo ou mais tarde, virá à tona e fará aparecer a verdade. Nessas condições, penso que sempre devemos viver em paz com essa coisinha, não a violentando. Há que se respeitá-la. Ao menos um esforço nesse sentido.

E é muito fácil fazer isso. Procurando fazer sua parte, viver sua vida, sem prejudicar ninguém. Ajudando quando solicitado, e se possível for. Não podendo ajudar, pelo menos não atrapalhe. São as condições básicas para não violentar a consciência.

Muitas vezes, atender a quem procura ajuda, pode até salvar vidas.

Claro que se pode fazer melhor, por exemplo, algum sacrifício para que se possa tirar alguém de um sufoco, já conta como crédito na contabilidade "consciencial". Fazer um esforço maior, dar algo de si em benefício de alguém necessitado, ajuda ainda mais a contabilidade.

Como vemos, basta procurar não fazer mal para outras pessoas, para manter nossa consciência tranquila. Para ganharmos créditos, existe algo mais a ser feito. É praticar a solidariedade.

Solidariedade não é apenas preencher cheques para instituições de caridade. É, principalmente, saber ouvir desabafos, aconselhar, enfim, prestar todo tipo de ajuda que puder ser dado, não só a financeira. Apoio moral também é importante. Saber ouvir e entender os problemas alheios, também é solidariedade. Uma palavra de consolo também ajuda.

E nesse sentido, mais uma vez desejo salientar o importante trabalho executado pelos voluntários do CVV nesse sentido. A ação dessa gente muito especial é o maior exemplo de solidariedade que existe.

Vamos então, seguir esse lindo exemplo, procurando ser mais solidários? Nunca se esqueçam de que, se temos nossos problemas, certamente sempre haverá alguém com um problema maior ainda, e se pudermos fazer algo para minimizar essa situação, estaremos praticando um ato de solidariedade, e talvez até minimize nosso problema, com o bem que faremos à nossa consciencia.

Espero que solidariamente tenhamos um LINDO DIA.

Sem comentários: