sábado, 31 de maio de 2008

ALGO SOBRE GAFFES QUE SE COMETEM

Gaffes, ou mancadas, sempre as cometemos. Acredito que ninguém poderá dizer que jamais pisou na bola, mesmo que sem o desejar.

Quantas vezes, ainda que inadvertidamente, magoamos alguém. Quer seja por atos, quer seja por palavras. Erramos, porque logicamente não podemos conhecer o íntimo de todas as pessoas que nos rodeiam, e assim, não podemos saber que determinadas atitudes, ou palavras, que para nós soam normalmente, poderiam ofender ou magoar alguém, e isso é o tipo da coisa impossível de ser evitada, já que é nos impossível conhecer o íntimo de cada um que nos rodeia.

Agora, uma vez que nosso Amigão nos deu o dom da palavra e do pensamento, o que acho mais coerente e lógico, é que, ao perceber que alguém ficou aborrecido conosco, procurar saber o porque, e apresentar nossas desculpas.

Assim como, ao nos sentirmos magoados, devemos, com alguma habilidade, chamar a atenção do "magoante", para o que o mesmo não repita a mesma mancada (óbvio, não devemos ir "com os pés no peito"), já que não houve a intenção de magoar, foi simplesmente uma "gaffe", e elas são perdoáveis. Acho que ninguém pode dizer que nunca, jamais, em tempo algum, deu alguma mancada.

Agora, é lógico de que, sabendo que o que foi feito poderá magoar alguém, a repetição TEM que ser evitada. Existe a respeito, um célebre provérbio latino que diz: errare humanus est, e eu acrescento, repetirem errum, burrarum est.

Então, crianças, se alguém nos magoar, ou for inconveniente, o melhor é procurar esse alguém e ser franco. Tal atitude é muito melhor do que um afastamento inexplicável. Inexplicável, porque quem nos chateou, não está sabendo disso e, se não nos abrirmos, nunca ficará sabendo. Dialogar, é muito melhor do que simplesmente engolir o sapo, e procurar nunca mais falar com essa pessoa.

Aliás, sapo não é um prato muito gostoso, por isso, ao invés de engoli-lo com cara feia, é melhor desengoli-lo com um sorriso, que é a melhor arma para desarmar os espíritos.

Em tempo... se alguém ficou chateado com este artigo, fale agora, para que eu possa desejar-lhe, como a todos eu o desejo, que tenha UM LINDO DIA.

Sem comentários: