quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Viva os Santos Reis!

O ritual da Folia de Reis é tradição na cultura maranhense

“Hoje é o dia do Santo Reis/ Anda meio esquecido/Mas é o dia da festa do Santo Reis...”, música consagrada e eternizada na voz de Tim Maia exprime um dos mais tradicionais folguedos populares: a Folia de Santos Reis, comemorada pela Igreja Católica como a Festa da Epifania atrai milhares de fiéis todos os anos para as suas novenas, missas e procissões.

No Maranhão, as Festas Natalinas, tem nominação de Reis, sendo acrescida da Queimação de Palhinhas realizada a partir do dia 6 (dia de Santo Reis), até o dia 31 do mês de janeiro.

Queimação de Palhinhas

Símbolo do encerramento do ciclo Natalino, a Queimação de Palhinhas, é tradição na cultura maranhense.

A queimação – em homenagem ao Menino Jesus, retratando os reis magos em visita ao recém-nascido na manjedoura – é feita a partir de ladainhas cantadas em latim e acompanhadas por músicos, diante do presépio natalino, com rezas e orações, seguido da queimação das palhinhas, em geral murtas e unhas-de-gato (vegetação que reveste todo o ambiente do presépio) em um fogareiro. No final é servido o clássico chocolate caseiro com bolo aos convidados.

Reisado

Nos dias 5 e 6 de janeiro acontece toda a ritualística do Reisado– expressão advinda de Portugal e Espanha (Europa) onde tinha o objetivo de divertir a população – que lembra a viagem dos três reis magos (Baltazar, Belchior e Gaspar) a Belém para encontrar o Menino Jesus. Estes magos ofereceram três presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Há uma simbologia em torno de cada presente. Na antiguidade, o ouro era o presente comumente dado aos reis. O incenso para os religiosos e a mirra para os profetas. Atribui-se a eles a tradição de se presentear as pessoas no Natal.

O Reisado é habitualmente organizado por devoção ou pagamento de promessa. As promessas são com relação a condições financeiras, saúde, educação, felicidade e tantos outros problemas pendentes para o que o devoto de Reis, busca alcançar a graça e para tanto se compromete a participar no Reisado por um período, geralmente, de sete anos.

Dançado em dois cordões, o reisado tem como principais personagens o rei e a rainha, podendo ainda ser mais de um inclusive acrescentando figuras como anjos, lua e estrelas.

Em São Luís, os principais grupos de Reis são: Reis das Nuvens; Rei Sempre Vivo e Reis de Alecrim. Vale dizer que “na véspera do dia de Santos Reis, a rainha e o rei saem com roupas brancas e no dia 6 de janeiro vestem roupa verde, na festa do Reis Rico. No dia sete, a comunidade se anima com a festa do Reis Pobre, que, com uma coroa de palha na cabeça, sai pelas ruas do Maracanã pedindo donativos pelas casas, encerrando os festejos dos Santos Reis com uma grande festa

Sem comentários: