quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O REAL VALOR DA AMIZADE

Para conhecer o real valor da Amizade, é preciso ao menos tentar defini-la, e eis algo que é muito difícil para se fazer, pois é um sentimento que surge no nosso íntimo, sem que possa explicar como e nem porque, que nos faz sentir uma espécie de carinho por alguém, um certo bem estar apenas pelo fato de se ver, ou se trocar algumas palavras com determinadas criaturas que pelo simples fato de estarem conosco, já nos causam uma gostosa sensação de bem estar.

Muitas vezes encontramos pessoas que nos dão aquela impressão de um longo conhecimento, e assim nos tornamos amigos. Fica gostoso conversar. Existe afinidade, porque a amizade e confiança é instântanea, como se a conhecessemos de longa data, e sobre isso, tenho uma teoria, de que realmente esses conhecimentos vem outras passagens pelo mundo. Algo difpicil de entender, é que muitas vezes um mesmo assunto nos parece interessante ou enfadonho, dependendo de com quem conversamos. Tentar enteder? Pra que?

Claro que com o tempo, aumentando a convivência, o sentimento vai se afirmando, enquanto que em outras situações acontece o inverso, ou seja, amizades de longa data que por uma razão ou outra nos desiludem, e é triste perceber este engano, ainda mais quando esta amizade persiste, e mesmo sabendo o quanto entristecemos, desejamos que essa pessoa viva bem sua vida, e permita que possamos viver, seguindo a teoria de que, se por vezes não damos contas dos nossos problemas, para que complicar ainda mais a vida dos outros. Na verdade, fica dificil tentar entender como é possivel sentir carinho por alguém que nos pregou uma falseta. Assim como tem o outro lado, de acabarmos simpatizando com pessoas com quem antipatizamos gratuitamente à primeira vista, e que depois mostraram estarmos enganados, e é muito bom quando conseguimos reconhecer esse erro de avaliação...

Contrariamente ao amor, quando muitas vezes alguém ama alguém e não tem esse mesmo amor de retorno, na amizade isso não ocorre. Ela só vinga, se fortalece, quando existe a reciprocidade. E geralmente é o que ocorre quando o verdadeiro amigo sabe respeitar a vida do outro, e se perceber que está "invadindo", e não ajudando, por vezes até agravando uma situação delicada, ele se mantem discreto e muda seu comportamento, mas sempre estará ali se preciso for.

Quando duas pessoas se amam, há aquele desgaste natural do tempo, o amor pode arrefecer. Se houver amizade entre ambos, o relacionamento pode durar muito tempo, pois a convivência sempre será gostosa. A amizade faz com que ambos se sintam bem quando juntos. Mantendo sempre acesa a chama do amor. Diminuído o fogo da paixão, prevalece a "chaminha" do amor, e é importante não deixar essa luzinha se apagar.

Meu amigo L’Inconnu, presenteou-me com uma linda frase:

"O mais importante da vida é ter tempo para cultivar uma amizade."

Realmente é preciso tempo. Podemos perceber num relance se simpatizamos ou não com alguém. Mas para descobrir-se que existe uma real amizade, é imprescindível que exista uma certa convivência para que ela se desenvolva.

Como exemplo posso citar as amizades virtuais. Pessoas que não se conhecem fisicamente, mas que se gostam ao ponto de fazer confidências, contar segredos até mesmo íntimos, que talvez não fossem contados para quem está ao lado.

Essa confiança tem que ser conquistada com alguma convivência, com algum tempo. Para que haja essa confiança, para que a amizade se desenvolva, é necessário muita seriedade. Se algo lhe é confiado em sigilo, assim deverá ser mantido, para que não haja a quebra da confiança, para que a outra pessoa não sinta lesada em algo que prezava muito, ou seja a consideração, a amizade. Por isso que é preciso "tempo para cultivar uma amizade". Não é de um dia para outro que surge essa confiança, e se ela é de longa data, e chegar ser quebrada, pode complicar tudo e, quando percebemos isto, nos recolhemos, pois se a confiança é quebrada, quebra-se o encanto e os vínculos de amizade, ou mesmo de amor.

O mais interessante, é que a amizade permite a poligamia, pois ninguém se importa com o fato de alguém ter muitos amigos. Pelo contrário, isso é sinal de bom caráter. Se alguém tem muitos amigos, deve ser boa pessoa. É um julgamento lógico.

Não sei porque, mas o mesmo ponto de vista não é aplicável ao amor, pois as pessoas são um pouco sensíveis sobre esse detalhe, sendo meio exclusivistas, não gostando que seu amor se divida por outros amores, sendo assim bem diferente da amizade... Interessante, não acham? O que poderia explicar esse sentimento exclusivista? Vamos considerar que existem muitos paises onde a poligamia é permitida...

Um pormenor digno de estudos, é a realidade de que a amizade é um amor fraternal, que dividimos com varios amores fraternais, e assim como o amor maternal, fazemos tudo para mantê-los, até mesmo se for necessário que se faça algum sacrificio. Na verdade, existem certas ocasiões em que uma amizade é posta à prova. É quando, por circunstâncias da vida, uma das partes precisa da ajuda da outra. Quando se é verdadeiramente amigo, não se mede sacrifícios para atender a um amigo numa necessidade. Faz-se o possível e o impossível, sem pensar numa retribuição.

No amor de um casal, está presente o amor da amizade, o amor universal , a junção de todos os amores, ou de toda forma de amar, então quando existe uma interferencia, seja de um amigo, do filho, enfim, de alguém da familia, ficamos com a batata quente na mão, sendo preciso amassar a batata e fazer um purê, pois na vida de um casal só se deve interferir a pedido de um dos dois, e mesmo assim, para fazer uma simples mediação, senão complica mais ainda.. Um casal tem um jeito para fazer as pazes, que qualquer interferência pode atrapalhar, e se esse jeito não funcionar, é preciso tudo repensar...

Favores entre amigos são prestados com a maior satisfação. Sempre é muito bom quando se pode ajudar alguém numa necessidade. Muitas vezes uma palavra amiga dita na ocasião certa e da maneira exata, representa uma ajuda inestimável, e nesse caso, o lado mais controlado, faz o possível para manter a harmonia no seio da família, evitando rusgas desnecessárias. Sempre o velho esquema, de cada caso é um caso...

Pode-se considerar a Amizade, como o real Amor, e uma amizade verdadeira sabe entender que a dor e as lágrimas de uma criança por seu brinquedo que quebrou, é tão importante quanto a dor de um adulto por "algo" perdido, e merece o mesmo respeito....

E assim, com toda a amizade que sinto por meus amigos e amigas, é que desejo a todos, de todo o coração, que tenham UM LINDO DIA.

Sem comentários: