Dizem que é dificil consegui-la, realmente, parece ser muito complicado encontrar-se a felicidade. Na prática pode mesmo ser, devido a maneira errada com que a maioria das pessoas a procura.
Dizem mesmo, que a felicidade total não existe, é impossível. O que realmente existe são momentos felizes que recebemos da vida, e que temos que saber vive-los.
Teoricamente, contudo, pode ser muito fácil travar conhecimento com essa utópica personagem.
Basta compreendermos que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, como se fosse algo destinado a nossa propriedade exclusiva, mas sim, como algo a ser compartilhado, porque nele existe lugar para todos que queiram viver em igualdade.
Quando deixarmos de lado a vaidade desmedida que nos leva ao desejo de ser "o centro das atenções", entendendo que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso, estaremos dando um grande passo nesse sentido, pois, esses mediocres, justamente por não disporem de um real discernimento, procuram passar uma imagem de superioridade, quando na realidade quem efetivamente tem méritos, os vê reconhecidos, sem aquela necessidade de "aparecer", que é apanágio dos vaidosos e vazios.
Sempre deveremos aprender a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma Natureza que nos fez, para assim crescermos espiritualmente.
Melhorando assim nosso modo de pensar, não pensaremos mais em criticar outras pessoas, deixando que cada qual leve a vida à sua maneira.
Precisamos sempre nos convencer de que não somos os donos da verdade. Cada qual tem a sua. Há que se respeitar o livre arbítrio. É válida a troca de opiniões, ou uma crítica construtiva, quando solicitada. Sempre é perigoso apontar erros alheios, temos que pensar nos nossos, e saber como corrigi-los.
Existem outras maneiras para tentar alcançar a felicidade, e também para procurar espalhar um pouco dessa felicidade conseguida. Acompanhem o itinerário.
Caminhar ao lado de um amigo, sempre faz bem, principalmente se ele estiver com problemas, e pudermos ajudá-lo na solução.
Sorrir sempre que cumprimentamos alguém, sempre que tivermos oportunidade, pois sorrir faz bem e é econômico. Um sorriso espontâneo e sincero torna as pessoas mais bonitas e muito mais simpáticas. Não podemos nos esquecer disso. Experimente fazer o teste do espelho. Veja se sua imagem aparece mais simpática quando sorrindo, ou quando de cara fechada.
Falar sempre de coisas boas, procurando conhecer o lado bom das pessoas. É fácil apontar defeitos, mas vamos também e principalmente, falar das virtudes.
Erros do passado, devem ser esquecidos, e nunca repetidos. Sempre em nossas eventuais quedas, é importante saber como nos recuperar do golpe, sem nos desesperarmos.
Quando eventualmente perder a calma, é importante respirar fundo, recuperando o controle antes de fazer algo de irremediável.
Devemos nos esquecer da inveja e da ingratidão, que são sentimentos que apenas trazem amargura para a vida. Pessoas invejosas e ingratas nunca são bem vistas, e não conseguem boas amizades. Ninguém aprecia sua companhia.
Bem, tudo isso, é uma questão de aprendizado, não acontecendo de forma repentina. Mas realmente vale a pena tentar, pois a vida sempre irá melhorar.
Ao conseguirmos inserir em nossa vida a prática cotidiana dessas atitudes positivas, fatalmente iremos melhorar não apenas nossa imagem perante os outros, como também nossa auto estima. Ao nos sentirmos bem conosco, nossa vida irá melhorar e muito, já que não faremos apenas a felicidade alheia, como também e principalmente a nossa.
Nossa vida deixará de ser apenas um fardo a ser carregado, cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas. Poderá transformar-se numa gostosa e gratificante caminhada de recreio. Tudo depende de como encararmos a vida.
Para encerrar, uma mensagem que foi passada por meu guru L’Inconnu:
A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho. Talvez por isso ela se torne tão inacessível e tão rara.
E com esse belo lembrete, desejo a todos UM LINDO DIA.
Sem comentários:
Enviar um comentário