segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OS VALORES DE CADA UM

A gente culpa tudo e a todos pelos nossos momentos infelizes, a única coisa que não fazemos, e talvez seja a mais verdadeira, é culpar a nós mesmos pelos momentos de dissabores que criamos e passamos.

Às vezes discutimos com a pessoa que está ao nosso lado por motivos tão banais que, certamente, uma boa dose de reflexão poderia nos conduzir a razão e ver a verdade pelo outro lado do prisma.

Para a gente dar valor a alguém talvez seja necessário que percamos esse alguém, então, é quando passamos a perceber sua ausência, e só assim percebemos o quanto esse alguém era ou foi importante para nós.

Por outro lado, damos mais importância a outro alguém, cuja importância talvez não fosse tão importante, talvez fosse sim, mais exagero do que merecimento.

De outra forma, nos colocamos num patamar inferior em relação à outra pessoa, ao ponto de considerarmos uma obrigação ao invés de um préstimo de favorecimento. Passamos então a ter uma falsa dívida, se não financeira, pelo menos de gratidão, nesse caso ficamos receosos de uma cobrança, em outras palavras ficamos atados a favores que jamais existiram e certamente vítima de uma chantagem sentimental barata.

A partir do momento que soubermos dar o devido valor a nós mesmos, com toda certeza aprenderemos também a dar o merecido valor a quem o desmerecemos em detrimento de outros que, certamente não teria tanto valor para nós, como pensávamos que tivesse.

Sem comentários: