segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

VERDADE E MENTIRA COMO DEFINIR

Não estarei mentindo, se disser que existem diversas maneiras de se considerar a mentira. Analisando-a à luz da verdade, é exatamente quando ela falta. A verdade, claro.
Mas, considerando que não existe verdade absoluta, o que é verdade para uns, será mentira para outros, e vice versa.
Fala-se que pescadores, vendedores, caçadores, são mentirosos, mas isso depende de como se for analisar o que eles dizem. O tamanho do peixe pode não ter sido exatamente aquele, mas é como seu desejo o viu. Então, o que será uma mentira para todos, para sua imaginação é verdade, pois ele realmente “viu” aquela manjuba, do tamanho de uma meca, e assim, não se pode considerá-lo um mentiroso, pois essa é a "sua" verdade, pelo menos sob seu ponto de vista.
Numa discussão sobre um acidente de trânsito. Quem será o mentiroso? Sempre existirão pelo menos duas versões, e talvez aquele que estiver com a realidade dos fatos, se não tiver testemunhas, passará por mentiroso...
Então como se poderá definir a mentira?
Tudo na vida tem diversas interpretações.
O juiz de futebol é um ladrão na opinião de um torcedor, ou um gênio na opinião de outro.
Quem será o mentiroso, o promotor que insiste na condenação do réu, apontando-o veementemente como culpado, ou o advogado de defesa que insiste em sua inocência?
Ambos apresentam “provas irrefutáveis” de seus pontos de vista. Quem estará mentindo?
Aliás, neste caso muitas vezes uma mentira bem fantasiada será a verdade, e a verdade real, será a mentira. E agora, como ficamos?
E muitas vezes a vida ou o futuro de uma pessoa depende de quem souber “provar” melhor a sua verdade, e que nem sempre será a real verdade, a verdade verdadeira.
Quantas vezes vemos criminosos sendo libertados, apenas porque a verdade não conseguiu aparecer, e passou a ser a “mentira” no caso.
Na verdade, a mentira é a ausência da verdade...
Mas, o subalterno é mentiroso, enquanto que o chefe, apenas interpreta os fatos de outra maneira, então o que é mentira, passa a ser encarado como “outra interpretação”, dependendo de quem a diz.
Todos viram a meia ser recheada com dinheiro, mas não foi bem assim...
Um dos conjugues flagrou o outro na cama, em boa companhia, mas, "não é isso que vc está pensando..."
Isso sim é que são grossas mentiras...
Se formos analisar, todos os grandes problemas, todas as guerras, sempre começaram por causa de uma mentira, que foi apresentada como verdade, e que seria verdade, mas não passava de uma mentira, sempre dependendo de que lado se está.
Donde se pode deduzir então, é que a GRANDE MENTIRA da vida, na verdade, é a verdade, desde que não possa ser provada devidamente. E assim ficamos querendo saber o que se pode dizer que é mentira, ou verdade.
Se alguém me disser que durante um dia inteiro não fala nenhuma mentira, vou dizer que é um grande mentiroso. E acabou de dizer mais uma...
A grande verdade do caso, é que a mentira só poderá ser considerada mentira, quando ficar comprovado que a verdade é outra. E não estou mentindo, mas não posso provar...
Pode-se dizer que os políticos são eméritos mentirosos. Talvez seja verdade, mas eles dirão que é mentira, porque eles não mentem, apenas apresentam versões diferentes da realidade, que sempre lhes será favorável. Aquela cueca nunca viu a cor do dinheiro (claro, não enxerga...)
Sempre ficou patenteada a dubiedade dos fatos. Toda a verdade e toda a mentira apresentam e sempre apresentarão uma segunda versão dos fatos. E estará certa aquele que conseguir uma melhor comprovação da “sua” verdade.
Como julgar quem estará mentindo, aquele que diz ter sido atacado, ou aquele que afirma que jamais atacou? Tudo dependerá de uma eventual comprovação de fatos.
A única coisa real e verdadeira, é meu desejo de UM LINDO DIA para todos... Ou será que não é?

Sem comentários: