domingo, 31 de maio de 2009

FRASE DO DIA

"Alguns filósofos querem dar explicações prescindindo da alma e de Deus; tanto vale querer dar explicações sobre a cor, suprimindo a vista e a luz. "

A EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA

Ao longo da história, dentro dos estudos espirituais, muito se tem falado de estados elevados de consciência, alcançados mediante o desenvolvimento das capacidades latentes do homem. Notadamente no Oriente antigo, estudantes e iniciados espirituais sempre buscaram tal condição de elevação consciencial.
Os iniciados do antigo Egito, os mestres taoístas da velha China, ou os monges tibetanos, todos buscavam esse estado de iluminação interna.
E, desde a velha Índia, os iogues vêm denominando esse ápice consciencial de “Samadhi” (1), o estado de iluminação espiritual, no qual o Ser se sente ligado ao Todo numa espécie de unidade cósmica; se sente uno com o próprio universo e todos os seres; torna-se multidimensional; sabe que ele e todos são um só dentro da mente cósmica; reconhece-se como centelha viva e imortal imersa na luz imanente de Brahman (2), o Supremo que está em tudo.
Os ocultistas ocidentais chamaram essa condição especial de “Expansão da Consciência”. Muitos budistas falam disso como “Satori”.
No início do século 20, o médico anglo-canadense Richard Maurice Bucke publicou um volumoso livro contendo relatos históricos e experiências psíquicas de pessoas que haviam experimentado esse estado de iluminação consciencial, chamando-a de estado de “Consciência Cósmica” - título de seu livro (3).
Aqui no Brasil, o ocultista Rosabys Camaysar também publicou uma obra com essa temática, denominando-a da mesma forma: “Consciência Cósmica” (4).
Samadhi é a expansão da consciência, que se sente integrada e plena na luz do Todo. E que palavras podem definir tal estado de iluminação espiritual? Por isso, muitos mestres davam como resposta o silêncio, quando perguntados sobre esta condição incomensurável. Eles sabiam que não há como definir ou explicar o inefável, que não há palavras que façam jus à sensação de sentir-se fundido ao Amor Universal que a tudo e a todos permeia interdimensionalmente.
Como descrever a comunhão espiritual com o Todo? O toque do infinito no Ser? O coração do homem pulsando dentro do Grande Coração do Grande Espírito? Uma centelha viva dentro da Luz do Todo?
A essa condição de plenitude consciencial, os iogues chamaram de Samadhi; O Ser no UM! A luz na Luz! O amor no Amor; tudo UM!

SABE O QUE MAIS ANSEIO?

Você sabe hoje o que mais anseio?

É bem mais do que suas doses homeopáticas de carinho.

Quero o tonel repleto, a me deixar de porre pelo caminho.



Você sabe hoje o que mais anseio?

É muito mais do que aquele gracejo morno quando me encontra.

Quero o riso frouxo, escancarado pela alma e que traduza o quanto me ama.



Você sabe hoje o que mais anseio?

Não um frio buquê de flores, entregue em minha porta.

Antes, quero a mais singela flor, sendo entregue pelas suas mãos, até mesmo sendo roubada em minha intenção.



Você sabe o que mais anseio?

Nada de vivermos um ao outro, grudados, como se não tivéssemos vida própria.

Quero o elo conjunto, não só pelo corpo clamado. Quero aquele elo pelo amor nos dado e que faz corpo e alma viajar juntos.



Quero a magia do encontro

O despir do olhar guloso

A vontade de estar em mim.

Quero que tudo seja leve e gostoso

Que você realize comigo seus gostos

E que eu possa ter um amar sem fim.

Vivo ao Léu

Sou um poeta perdido

pelas sendas intocáveis da ilusão.

A minha vida já não tem tanto sentido,

Hoje, vive de sonhos o meu coração...



Como poeta que vive da ilusão,

Caminho sem rumo definido,

Procuro aquele antigo amor perdido,

A minh'alma sente flição.



Ao lembrar a nossa separação,

Enxugo as minhas lágrimas lugentes

Ao som do meu velho violino plangente

Que sempre acalenta o meu coração...



E assim vivo uma vida de boemia

Cantarolando modinhas de menestrel,

Sou um andarilho, não tenho moradia,

Pelo meu amor vivo, assim, ao léu.

Saudades...

No embargo da minha emoção,
Tento escrever versos de amor
Para abrandar o meu coração...

Eu lhe peço, meu amor,
Faça de conta
Que meu poema
Seja uma flor,
E os versos pétalas
Com aroma de amor.

Estou a sofrer
Sinto de você muita saudade
Vive entristecido o meu coração,
Sem você não posso viver,
É difícil encarar
Essa realidade...
Queira Deus
Que essa turbulência
Tenha logo um fim,
Tenho para mim,
Que se há um culpado,
Ele é a sua ausência
Que me faz viver assim.

Mas, tenho esperança
De que um dia tudo se normalizará,
Não quero perder essa confiança,
Para que se cumpram, um dia,
As nossas juras de amor.

Então, chegaremos à nossa verdade.
Ao invés de sonhos, viveremos a realidade.
Teremos, com as Bênção de Deus,
A nossa felicidade...

VIVENDO UM GRANDE AMOR

falar de amor, sempre será preciso lembrar de um de seus maiores cultores, o sempre vivo Poetinha, nosso inesquecível Vinícius de Morais que, inclusive deu a receita de como viver um grande amor. Na verdade, ele conhecia e muito bem a teoria, mas nunca a pôs em prática... Sempre foi homem de muitos amores, talvez por não ter encontrado "aquele amor".

Esse é o grande problema. Como saber que o amor que estamos vivendo será, ou não, aquele que poderá vir a ser o grande amor de nossa vida. Não sabemos. Temos então que vivê-lo, para sabê-lo.

Dizem que o verdadeiro amor passa apenas uma vez pela nossa vida. Temos que identificá-lo, conquistá-lo e segurá-lo. Tarefa fácil? Talvez. Complicada, certamente é, pois nem sempre conseguimos senti-lo, ou mesmo pressenti-lo. Nem sempre o coração capta o que os olhos veem.

Muitas vezes por algumas razões, não o identificamos, sabe-se lá porque. São coisas da vida.

Muitas vezes, deixamos o amor escapar. Algumas divergências em maneira de pensar, ou então questões que surgem durante um relacionamento, e que acabam por terminá-lo. Eventualmente por coisas que as vezes sobrepomos ao amor, como orgulho, ciúme, ou até mesmo por questões profissionais. Sempre conseguimos complicar nossa vida.

Existem algumas pessoas que ficam esperando o amor acontecer, e não vivem a vida, deixando-se placidamente embalar pelos sonhos daquele "alguém" que um dia surgirá.

Então apenas ficam apreciando a vida passar. Algumas vezes o amor está ao lado, mas, imersa em sonhos, não o vê. E deixa a vida prosseguir seu rumo.

Também acontece de se amar alguém, e esse alguém não retribuir ao sentimento. Nesse caso, há que se parar para pensar. Amar sem ser amado é complicado. Como fazer? Queimar todos os cartuchos para tentar a conquista da pessoa amada, ou procurar se afastar para sofrer menos, e voltar à busca? Penso que a segunda hipótese é mais viável, pois se aquele alguém a quem amamos, não nos ama, e o diz categoricamente, insistir para que? Chega a ser uma espécie de masoquismo. Mesmo que se pense na possibilidade de não mais amar outro alguém, sempre poderá continuar vivendo e ter outros amores, mesmo que nenhum deles seja "aquele amor" tão anelado.

Por outro lado, existem pessoas que sempre partem em busca do amor. Estão sempre amando, sem jamais amarem de fato. Muitas vezes são muito amadas, mas não conseguem sentir a chama do amor. Vão vivendo, algumas vezes destruindo ilusões, tendo seus casos de amor, sem jamais provarem, do gosto de amar alguém, aquele amor forte, sentido. Isso sempre deixa uma certa frustração interior. Afinal é preciso conhecer o que é amor, é preciso sentir aquele calor que o amor sempre provoca naqueles que se amam de verdade, faz falta viver aquela gostosa sensação de saber que essa coisa chamada amor existe, e é real.

Muitas vezes, quando esse amor surge, forte, palpável, consciente, não pode ser vivido em sua real plenitude. Pela experiência adquirida através dos muitos amores vividos, ou melhor, das muitas aventuras amorosas vividas em busca desse amor, pode-se sentir que finalmente foi encontrado esse amor tão intensamente procurado e jamais vivido.

Identifica-se o amor. Tem-se a certeza do sentimento. Mas existem impedimentos. Por vezes, outros compromissos, ou então por razões profissionais. Uma vida já estabilizada.

Forma-se um terrível conflito. Manda-se tudo para o espaço para viver a Grande Aventura? Tenta-se conciliar as coisas? São decisões que tem de ser muito bem ponderadas. Há que se pensar muito para se chegar a conclusões. O ideal é conciliar tudo. O amor descoberto, e a vida que se leva. Nem sempre é possível, contudo.

É preciso que haja muito compreensão, pois são passos que decidem uma vida. Aliás, uma só não, algumas vidas, e qualquer atitude vai exigir muita ponderação.

O amor sempre deve ser vivido. Não se pode deixá-lo escapar sem provar de seu doce sabor. Encontrado, tem que ser saboreado, ainda que com gosto de pecado.

Afinal, há que se justificar nossa passagem pelo mundo. Amando é uma das maneiras mais gratificantes que existe.

Não se pode esquecer ainda, da forma mais pura de amor que existe, que é a amizade, que produz vínculos ainda mais indissolúveis do que o amor.

Então crianças, vamos amar, vamos ser amigos, vamos amar e ser amigos, vamos ser amigos e amar, vamos ser amigos amantes, vamos ser amantes amigos, e para que isso possa acontecer, tenhamos UM LINDO DIA.

ASSIM DE MÃOS DADAS

A tão simpático convite,

resistir, quem há de?

Pegue minha mão,

e vamos sentir a emoção

de um caminhar poetal...

Nada de lamentos,

apenas lindos pensamentos

para um gostoso poetar,

de corações que sabem amar...

Mãos dadas significam amizade,

de quem sabe sentir a felicidade

de saber usar a sinceridade

porque de mentir não tem necessidade...

Amigos de coração,

não são simples decoração...

É algo para ser respeitado,

e com carinho tratado...

Poetemos, pois,

e deixemos as tristezas pra depois...

Sorria com felicidade

a este poetar de amizade

O Direito de Amar

Amar... Todos queremos amar,
e desejamos ter alguém para amar...
Desejamos ser amados,
e trocar beijos apaixonados...
Para termos do amor o direito,
precisamos saber amar direito...
Amor não é posse,
é compartilhamento...
Não temos um amor,
apenas o sentimos...
Precisamos amar,
para sermos amados...
O amor é uma doação,
pois entregamos o coração
a quem amamos...
E recebemos de quem nos ama...
O amor não é nossa propriedade,
desse amor, desejamos reciprocidade,
para ter o que se chama felicidade...
Se queres meu amor conquistar,
saiba seu amor me entregar...
Não queira em laços me prender,
para que meu carinho possa ter...
Saiba amar-me...
Saiba conquistar-me...
Se quiseres ter o direito a meu amor,
saiba dar-me teu coração com calor...

ENTENDENDO A VIDA COMO ELA É

ENTENDENDO A VIDA COMO ELA É



Marcial Salaverry




É bom esclarecer que não vou contar episódios do grande Nelson Rodrigues. Simplesmente estou "roubando" o título, pois recebi uma mensagem muito interessante, também de autoria do meu grande e prezado amigo L'Inconnu e que fala justamente sobre a vida, e como devemos vive-la e entende-la. Todos devemos viver a vida, justamente como ela é. Vejam quanto de verdade existe aqui:

"As páginas da vida são cheias de surpresas... Há capítulos de alegria, mas também de tristezas, mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções...Por isso, não rasgue páginas e nem salte capítulos, não se apresse a descobrir os mistérios. Não perca as esperanças, pois muitos são os finais felizes. E nunca se esqueça do principal: NO LIVRO DA VIDA, O AUTOR É VOCÊ!"

É um texto que incita à meditação, e que exige alguns comentários.

Fala das surpresas da vida. É justamente nessas surpresas que está o gosto real pela vida. O não sabermos o que nos reserva o dia de amanhã, é que nos faz sentir a necessidade de viver intensamente o dia de hoje, pois não sabemos com certeza se viveremos o de amanhã.

Da mesma maneira que recebemos com enorme prazer todas as alegrias que ela nos proporciona, seja com encontros felizes, que nos tragam boas amizades, seja sabendo que nossa saúde está perfeita, ou até mesmo com a prosaica megasena acumulada, mas também devemos saber receber as contrariedades que fatalmente teremos, seja com algum pequeno acidente ou com algum azar qualquer, e até mesmo descobrindo que não temos mais "aquele amor que nos abandonou". Por vezes isso é uma sorte, ou não, quem sabe?

Não se deve jamais maldizer os azares que acontecem, pois são simplesmente consequencias da vida. Como as benesses recebidas, são apenas acontecimentos.

Claro que nunca iremos receber um contratempo com prazer, pois isso já seria masoquismo, mas também não com desespero. Simplesmente com naturalidade, e sempre procurando tirar alguma lição para o futuro. Algo que não deu certo, não deverá mais ser repetido.

Deveremos nos lembrar e evitar reincidir no erro.

L'Inconnu fala também sobre as etapas da vida. Com muita propriedade, diz que não devem ser saltadas. Concordo, pois cada época deve ser vivida a seu tempo. Crianças na infância, adolescentes na mocidade, adultos na maturidade, idosos na idosidade, velhos na velhice, e os demais lá quietinhos...

O que ocorre atualmente, é que muitas crianças não estão tendo uma infância infantil. Estão sendo induzidas a agir como "mocinhas e mocinhos" desde a mais tenra idade. Esta etapa da infância, principalmente, vai fazer muita falta no futuro.

Devemos deixar que as crianças vivam de acordo com sua idade. Por que vesti-las, maquiá-las e "empurrá-las" para a fase de "mocinhas e mocinhos".? Não seria melhor esperar que o tempo vá se encarregando de mostrar-lhes as etapas diversas da vida?

Deixemo-las ser crianças, para que não venham mais tarde a lamentar o tempo perdido.

Agora o final da mensagem é que realmente faz pensar: No livro da vida, o Autor É VOCÊ.

Sem qualquer sombra de dúvida. Somos os autores do livro de nossas vidas. A maneira como chegarmos às etapas finais, dependerá da maneira como vivermos as etapas anteriores.

Se levarmos uma vida normal, evitando vícios perigosos, fatalmente teremos uma maturidade e uma velhice em boas condições. Muitos jovens se esquecem o tempo de vida que ainda lhes resta, e atiram-se com fúria à necessidade de "viver o presente", e querem fazer a que julgam ter direito, mas que nem sempre tem, ou será bom...

Sem dúvida, que o presente deve ser vivido e aproveitado (é um presente que recebemos), mas sempre deveremos ter um olho para o futuro, pois a maneira como esse presente for desfrutado, vai determinar como será o que ainda está por vir, que é o nosso porvir, e por causa disso, certos exageros devem ser controlados, certas atitudes devem ser medidas, os vícios devem ser evitados. Não quero com isso dizer que todos devem virar santos. Claro que não, tal atitude de beatitude também não é saudável. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Devemos viver a vida, aproveitando seus prazeres, mas sempre pensando no futuro, planejando-o de uma maneira a que possamos aproveitá-lo como estamos aproveitando o presente, de uma maneira saudável e prazerosa, principalmente evitando vícios perigosos como bebida, fumo ou drogas, que encurtam terrivelmente o tempo de vida, estragando a saúde, nosso bem maior a ser preservado. O segredo da vida, está em saber vivê-la.

Assim, desejo que todos tenham UM LINDO DIA.

AUTODETERMINAÇÃO

Todo o Cidadão, é merecedor, de respeito,
desde a sua nascença, até ao dia, em que à terra,
baixar…


A todos o direito, intelectual e ideal, na escolha,
de seu «partido político», e, partindo daí, defender,
sem fundamentalismos nem xenofobismos, naquilo em que
crêem, como o melhor, para as suas vidas e dos seus.


E todas as pessoas, têm ainda o direito, sagrado, pela lei,
à «autodeterminação», sem que venham a sofrer represálias,
por certos indivíduos, a mando, de outros, que se escondem,
nas sombras, do fascismo.


É ainda permitido (exceptuando, no dia das eleições), que,
qualquer pessoa, possa vir para a rua, gritando palavras de
ordem, com toda a panóplia, de bandeiras e de roupas, alusivas,
à predominância, das cores, pelas quais defendem, ainda que,
sabendo respeitar, contrastes e diferenças.


Penso no entanto, que, cada um, de nós, terá de aprender, a
discernir, «o quê do quê», e, fazer, um rigoroso exame mental,
na altura, da
«propaganda política» (num autêntico massacre, escrito, ouvido
e televisionado, que mais confunde, as pessoas, do que as elucida).


Mas isto é um mal, de todos os «partidos políticos». Cabe pois, a
nós, ouvir, pensar e repensar, ante o que nos é oferecido.
Escutando as várias posições, e, se pelos «nossos», somos bem
defendidos, pelas propostas apresentadas.


E, se acaso, tivermos de mudar, de uma, para outra cor, a isso,
chamo: sinal de inteligência.

FALA DO CORAÇÃO

Se em simples verso, sempre uma palavra minha,
sem que a buscasses, no teu colo, se enredasse;
Se em cada verso meu, sempre uma palavra de amor,
mais do que simples supor, no teu regaço, se aninhasse;


Se em cada silêncio, olhos nos olhos, e, sem nada dizer,
apenas e só, uma única verdade, a nós, se revelasse;
E, ao entregar-te, uma bela flor, de todas a mais linda,
nova flor, em tuas dulcíssimas mãos, aí crescer, quisesse;


Esse seria somente o apogeu, de toda esta grande magia.
De, dois seres caminhando, buscando, o amor que havia.

PENSANDO ALTO

Interessante! Como a vida muitas vezes nos causa surpresas, umas tristes, outras belas e agradáveis.

Vou lhes contar uma pequena história.

Certa vez, a alguns bons anos atrás eu andei com determinado problema,

e eu não tinha mais a quem recorrer, para me fortalecer. Eu andava tão preocupado que às vezes parecia que minhas forças não me sustentavam mais. Todos os dias eu ia a um pequeno bosque para tentar transparecer e esquecer por um momento o meu problema. Numa dessas minhas idas ao bosque, observei que havia um senhor de idade avançada, sentado e descansando sob a sombra de uma árvore, cheguei-me até ele e o cumprimentei. Ele me olhou bem dentro dos olhos e disse Coríntios 12.9,10, eu não entendi nada do que me disse. O interessante é que a partir daquele dia, toda vez que eu ia ao bosque, aquele ancião estava lá no mesmo lugar e sempre que eu o cumprimentava ele repetia a frase, Coríntios 12.9,10, isso ocorreu por várias vezes e por várias vezes a mesma frase, que eu até já havia decorado por tanto ouvi-la pronunciada por aquele ancião. O hotel em que eu me hospedava, tinha como proprietário uma senhora, também de idade avançada, e foi a ela que eu me dirigi naquela tarde para lhe perguntar se sabia o que significava Coríntios 12.9,10 e ela me respondeu, parece ser algo da Bíblia. Eu a agradeci e fui imediatamente comprar uma Bíblia. Ao retornar para meu apartamento no hotel, passei a folhear a Bíblia até que encontrei o livro de Coríntios e fui procurando até que encontrei o resultado do que o ancião do bosque me falava, e eis a minha surpresa quando li o que estava escrito:

A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. Coríntios 12.9,10. A partir daquele dia, todos os dias eu repetia para mim mesmo a bendita frase. Passado algumas semanas, fui ao meu médico para saber como estava o resultado do meu exame, no que ele me disse. O que você andou fazendo além da medicação que lhe prescrevi, meu jovem? Por que essa pergunta? Interroguei-lhe. Por que a medicação que lhe prescrevi é apenas paliativa, não tem poder de cura, nem essa que prescrevi, nem qualquer outra que eu conheça. Parabéns, você está curado, mas diga-me o que andou fazendo além de tomar os remédios? Pra lhe falar a verdade doutor, nem comprei os remédios que prescreveu. Então você obteve um milagre, exclamou. Pode ser, respondi-lhe...

A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza, Coríntios 12.9,10. O que disse! Exclamou o médico. Nada não doutor, só estava pensando alto.

SE NÃO HOUVER AMANHÃ

Muitos momentos já passaram em minha vida, muitas lágrimas já verti e muitos sorrisos já ofereci. O que passou já passou, não volta mais e o meu amanhã pode não vir. Realizar o que planejei para o futuro, pode não acontecer, o meu futuro pode não existir mais amanhã, mas nem por isso eu devo deixar de sonhar, por que sonhando já estou realizando parte do meu sonho.



Eu quero amar! Amar muito hoje! Por que eu não posso deixar para amar amanhã. Quem sabe o meu amanhã pode não chegar. Eu quero sorrir ainda que chorando, ainda que destilando lágrimas de alegria. Eu quero perdoar, por que perdoando eu sei que encontro a paz tão querida, que almeja florir hoje a minha vida.



Eu não devo iludir-me com o amanhã, ainda que eu espere realizações.

Eu quero realizar hoje o que esperaria do amanhã. Eu quero realizar hoje, o que de mais belo idealizei ontem, por que o meu futuro é hoje. Este é o meu presente aceito e realizado, de um passado que jamais existiu. Eu quero aflorar hoje em mim, o amor que jamais alguém sentiu.

Metade eu, metade vida

Não quero recomeçar nada,
nem luz de velas quero,
não importa se o sol não aparecer,
aprendi que não importa o mundo,
se eu sou o que o faz continuar.


Amarrei um punhado de felicidade,
embrulhei minhas paixões,
esqueci aquelas brigas inúteis,
bati a porta como se quisesse nunca mais abri-la,
e parti, até hoje não sei pra onde.


Fui à procura de asas, de nuvens, queria voar,
aprendi que nada aprendi deste tal amor,
a alegria corre com os dias de chuva,
o abraço vem quando menos precisamos,
nos sentimos livres até que a solidão nos agarra.


Esperei a tempestade ir embora do peito,
ninguém enxuga o telhado depois da chuva,
de nada serviram as lágrimas, eram poucas,
tinha sede de abraçar como só o amor ensina,
do beijo sem perguntas como ela faz.


Caminharam pelo meu corpo como se fosse objeto,
não perceberam que tinha vida,
as emoções eram parte loucura, parte desejo,
por medo da liberdade dei voltas em torno do sentimento,
por medo de amar que usei o não como escudo.


Ainda não descobri que caminho seguir,
depois de ontem, depois de todo amor que dei,
sou metade coragem, metade medo,
como quem dorme meio dia e meia noite,
jamais saberá do calor do sol ou as formas da lua.

Minha morte

Um dia o inferno brotou da terra,

as labaredas subiram as árvores, os corpos,

derrubaram torres, perdoaram pecadores

e libertaram os falsos inocentes.





Antes da noite tingiram as rosas de negro,

o céu desapareceu depois das nuvens,

nada tinha vida, somente lembranças,

enquanto nas ruas fervilhavam os nus.





Penduraram estrelas em postes de luz,

nada era de verdade, a não ser a morte,

esta caminhava a passos lentos,

numa mão uma flor, noutra, sua foice.





Meu corpo parecia transfigurado,

minha alma estava sozinha,

queimaram meus sonhos em praça publica,

no discurso ainda falaram de glória.





Ouço ainda gritos da multidão,

nas bocas não existiam sorrisos,

as chamas apareciam do nada,

uma palavra contra e a morte estava perto.





Em meio ao medo meu silêncio tortura,

neguei ser intruso noutras vidas,

depois do prazer não sei o que vem,

não sei viver assim, não sem o amor que tenho.





Que caia do céu as tempestades dos deuses,

morte aos infiéis, é o que deveriam cantar,

amanhã não terei vida, não terei pecados,

solitário, meu corpo ficará exposto ao mundo.

Tempo

De nada vale o tempo que passou,

os pensamentos não são mais lembrados,

nenhum sentimento se perde,

mas tudo se desfaz quando amanhece.





Voltei ao hoje e não é um dia a mais,

solto as amarras, retiro a venda,

não quero ser invisível noutros olhos,

minha luz mostra o rosto da vida.





Se a paixão vai com o tempo,

o prazer pode ficar esquecido,

assim como os beijos sem as bocas,

se o amor adormece, não sonha.





Guardei alguns mistérios para depois,

não pensei em nada, nem no amanhã,

hoje posso ser tudo,

mesmo nos pequenos labirintos da vida.





Deixei que o tempo falasse à minh'alma,

ouvi calado o grito do desejo,

o corpo, às vezes, implora,

como os olhos às cores do infinito.





O tempo é uma pequena centelha,

meu corpo é somente esconderijo,

minhas vontades não fogem com as horas,

enquanto os dias faz o caminho para meu amanhã.

Onde ficamos depois

Onde ficaram as flores,

a parede de tijolos colorida de amarelo?

O susto da paixão que trouxe,

o que não dissemos, e fomos embora.





Cadê as estrelas que colei no céu,

a boca do beijo que dei,

a roupa arrancada e jogada no meu chão,

os braços abertos a me receber,

bem junto, bem dentro, como sempre fomos.





Soltei as mãos do parapeito e me atirei,

esperando do seu corpo um nu que me atropela,

o calor ansioso que me dá sua língua,

enquanto os olhos vão rondando a pele na espera.





Em casa, a que nunca foi minha,

fui sonho meu e seu, você era pra toda vida,

recostado nas paredes ainda caiada de amarelo,

fizemos amor, um pouco sem vergonha,

sem medo de sofrer depois do prazer.





Deixei meu imaginário te querer depois de hoje,

não vai doer se sonhar mais uma ou outra noite,

faz de conta que ainda somos um e muitos,

como as estrelas que colei naquele céu que trouxe.

A lua e sua Filosofia

A sua apoteose,

é a minha ascendência

no fronte destas palavras,

ritmadas ao longo deste

alvo papiro embriagado em ópio,

um legado de carinho e paixão!



Como vigilante

tenho a lua ao meu alcance,

intercedendo e trazendo-me

você em vestes jazzísticas,

um visionário destino

na palma de minha mão,

a mesma que enxuga

sua lágrima, a mesma

que desenha a poesia

aqui apaixonada!



Na luminária,

é a sedução entorpecendo

meus escritos e focando-me

você em molduras filosóficas,

um livro aberto ao norte das brisas

que falam de amor!



Na cartomancia,

tenho o coração ao meu talento,

meditando e apresentando-me

você em belas valsas,

um tibetano pergaminho

ao olhar da minha alma,

a mesma que rompe a madrugada

sentindo seu perfume, a mesma

que recebe seu afago,

aqui insana e emocionada!

Uma Direção, todos os Sentimentos

Pelo caminho, pétalas,
Pela tua face,
A obra do Criador
Em gotas de vida,
Gotas que invadem teu enlevo,
Tua palavra esculpindo minha poesia!

Pelo carinho, a presença,
Da tua idílica semente,
A nascente do olhar
Ensinando-me a navegar,
A versar teu sorriso,
Teu silêncio aquecendo meus mistérios!

Pelo abraço, a paixão,
Entalhando o corpo,
O soneto do sempre
Em magnitudes doidas
Embriagando a alma,
Teu gemido abrindo-me em desejos!

Pelo beijo, o amor,
Queimando-me em refrões
Seduzindo-me ao luar dos ensejos,
Quero teu relevo despido.
Altivo, no tango extraído,
Teu corpo, meu baluarte de emoção!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

FRASE DO DIA

"Você pode recolher-se por alguns instantes num lugar tranquilo onde possa entrar a pessoa mais importante de sua vida: você."

VOCÊ ESTA SENDO OBSERVADO!?

O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas
que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada
adentrou pelo corredor central.

O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora.
Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia.
Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes,
deixava de lado uma marmita.

Curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica,
num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.
Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás
e que reservava o tempo restante para orar,
que ficava apenas alguns momentos
porque a fábrica era longe dali.

E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer
quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que
o Senhor me livrou dos meus pecados.
Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre
bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo.
Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.
O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo
como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto
lágrimas escorriam por seu rosto,
ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão
feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e
que o Senhor me livrou dos meus pecados.
Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.
Certo dia, o padre notou que Jim não havia aparecido.
Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes,
começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele
e descobriu que estava enfermo.
Durante a semana em que Jim esteve no hospital,
a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.
A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender
porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores,
telefonemas, cartões de amigos, parentes...
Nada!
Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama.
Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele.
Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
Parecendo surpreso, o velho virou-se
para o padre e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde
que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM!
Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim,
Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde
que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua
oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '
Jesus disse:
'Se vós tendes vergonha de mim, também me
envergonharei de vós diante do meu Pai.'
E se você não está envergonhado,
passe essa mensagem adiante.
Jesus é sempre o melhor amigo.

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!

Silêncio e Palavras

Deixa a palavra abafar o silêncio,
o mundo não é noite, nem som d’outra boca,
é a paixão rondando meu peito,
dizendo do amor da minha vida louca.


Aproxima-se um verão de algum prazer,
não é mais um sonho que volta repetido,
todos as canções que tocam nas rádios,
é o ''te amo'' que chega pra ficar no ouvido.


Tenho dois amores e dois corações,
um perto que me deixa louco, o de longe,
descompassado não tenho controle,
dentro sinto batidas fortes de um amor pouco.


Palavras emudecem bocas que amam,
uma sombra de ciúmes descompassa,
promessas que voam ante do sim,
o agora não fica eterno, o mundo passa.


Hoje quero algum amor pra sempre,
pelos minutos de vida que tenho,
nenhum silêncio mata o corpo que ama,
uma palavra sim e o silêncio, desdenho.

SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ

Se eu morrer antes de você,
poderei melhor cuidar de você...
Estarei olhando para você,
protegendo teu caminhar pelo mundo,
não deixando que você caia num buraco fundo...
Vigiarei seus passos,
abrindo-lhe espaços...
Se eu morrer antes de você,
não quero ver você chorar,
nem se desesperar...
Sua vida vai continuar,
até que chegue o momento
de você a mim se juntar...

REAL SENTIMENTO DE AMOR

Um amor sentido com real sentimento,
não trará lamento certamente...
Um amor assim sentido,
ainda que apenas pressentido,
faz todo o sentido,
por ser com sentido,
e sempre consentido...
Beijos totalmente sentidos,
quase nos deixam sem sentidos,
apesar de apenas pressentidos...
Um prazer docemente sentido,
embora não fisicamente havido,
mas com amor imaginado,
e totalmente vivenciado...
assim com doces carícias,
prenhes de malícias,
fazemos as delícias
de um amor vivido
juntos ainda que distantes....
Imaginando beijos carinhosos,
idealizamos momentos gostosos,
muitos instantes gozosos...
Uma gostosa troca de carinho,
sempre será o doce caminho
de um intenso prazer,
que se deseja enquanto se viver...

Pare o Tempo Para Me Amar

Preciso parar as horas, o tempo,
dentro do peito as batidas estão enfraquecendo,
alguns inesperados nos fez distanciar,
já não consigo sonhar, não quero parar o amor.

Deixe que meus olhos chorem um pouco,
não estou sentindo nada, é tudo mentira,
fique com os sentimentos prontos,
qualquer hora pare o tempo, por favor.

As músicas já não me fazem voar,
o gosto do beijo foi da boca,
restaram-me alguns poucos pecados,
não tenho como saciar a fome do seu amor.

Hoje sinto que algumas palavras soaram estranhas,
amar você não foi o bastante,
antes que me enlouqueça, separe a paixão,
deixe ao menos o prazer aproximar nós dois.

Mulher, minha mulher amante,
não deixe que o tempo nos faça esquecer,
estamos no mesmo caminho, olhe ao lado,
quero ser a razão, a vida, você a razão do amor.

O QUANTO LHE QUERO

Quando você não entender

O que eu sinto por você

Deixe-me olhar com seus olhos

E eu então lhe mostrarei!



Verá que quando juntos

O mundo se torna melhor

A vida tem mais colorido

O mal se transforma em pó!



Mostrarei o que sinto

O brilho que os olhos vêem

Sentirás então o que eu digo

E o quanto lhe quero bem!

O lado azul da minha alma

Enquanto olhar para as borboletas e as flores
e me entregar
inteira
aos meus amores,
terei asas,
e poderei flutuar
entre versos tecidos
em arco-íris
por meus dedos de poeta.
E terei o perdão,
o olhar benevolente,
a fruição.
Enquanto meus olhos brilharem à luz do sol,
ou se fecharem em nuvens,
estarei mais perto do céu,
estarei bem ao alcance de tua mão.

ESTA NOSSA CANÇÃO

Foi tão fácil, esquecer de mim,
no dia em que te conheci.
Se voei, fui pássaro, numa ânsia,
louca de céu.
Se nadei, fui, qual peixe, em consonância,
com o mar, buscando, o que é seu.



E foi de tal maneira e imensa alegria,
que o sagrado encontro, a ninguém diria.
E talvez, tenha sido, uma flor,
nascida do ventre, de um belo jardim.
E todo eu, fui todo aquele amor,
completamente perdido, de mim.



E tua voz, tão calma e tão serena,
fez-me ver-te, imensamente plena.
Nem por um só momento, perdeste razão,
defendendo-me, com bravura.
Não entendendo, tanta mal criação,
determinada, mantiveste, tua candura.



Leve, levemente batia, meu coração,
qual, no meu peito, fazendo-se canção.
E no céu, o sol, sempre brilhando,
de algodão, as nuvens clarearam.
Rosas brancas, nossos lábios, beijando,
aqueles, que, por aqueles, sempre se amaram.

E o amor se fez...

Foi apenas uma vez... A vez primeira.
E o amor se fez mavioso, eterno!
Fascinada...Virei feliz prisioneira...
Do fogo que aqueceu o meu inverno!

No abraço apertado... Corpos tão perto,
Tua boca louca... Desvirginou a minha
Num beijo arrebatador a céu aberto...
Ressoando em nós sinos e campainhas.

E o amor se fez como o dia nascendo,
Como o sol incandescente do meio-dia
Paixão ardente nos tomando, envolvendo,
Era tanto encanto... Tão mágica euforia!

No mais profundo de nós... O amor se fez
Intenso... Arrebatador... Envolvente...
Nos tornando escravos da insensatez...
Viciados, ensandecidos e inconsequentes!

E o amor se fez... Para o resto dos tempos,
Para esta... E para todas as outras vidas...
Vencendo barreiras, maldades, contratempos.
Sem mais lágrimas... Dores ou despedida!...

O amor se fez... Amor meu, para sempre!
Fazendo-nos bobos, felizes e tão leves...
Transformando-nos em rio e vertente...
Senhores desta passagem bela e breve!

UM RAIO DE SOL

Quando chegar a minha hora
de merecer um amor suave
mas carregado de paixão
serei um raio de sol no seu coração...

Quando vislumbrar no horizonte
seu amor chegando a mim
levantarei a bandeira do amor
dando muita paz ao nosso coração...

No dicionário do meu coração
não existe dor ou tristeza
somente muita emoção
alegria , amor, e beleza...

Sei que a vida me reserva
a maior das alegrias
ter você cheio de amor
para enfeitar todos os meus dias...

Quando meu amor o alcançar
os sinos do meu amor começarão a tocar
as estrelas em uníssono vão brilhar
e, minha paixão vai tomar o seu lugar...

LÁGRIMAS DE UMA SOLIDÃO

Te-la aos meus braços é tudo aquilo que sempre sonhei
Pois muito breve, sentado ao teu lado sempre estarei
A distância que nos separa não será mais uma barreira
Ficaremos para sempre unidos....uma vida inteira!

Nunca mais sofreremos de tristeza e dor
Entre nós haverá alegria, carinho e muito amor
Lágrimas, se houverem, serão de felicidade e paixão
Nunca mais existirá a saudade ou dor de solidão

Tenha esperança e espere-me com toda a paz merecida
Que na linha do horizonte irei despontar
Teremos um ao outro, para sempre, em toda a vida

Ao seu encontro eu irei, sem demorar
Seremos alma e espírito num só coração
E nada neste mundo poderá nos afastar

Depois de ti...

Depois de ti... escrevi amor,
falei da paixão que não conhecia,
até chorei um pouco a solidão.

Depois de ti... meus olhos tem luz,
os brilhos vem da alma,
da tua alma na minha, depois do amor...

Depois de ti... o amanhã é sonho,
alguns espelhos foram quebrados,
não quero imagem alheia, apenas te quero.

Depois de ti... sou amante,
desquitei da lua, abandonei as estrelas,
fiz do teu corpo minha capela, amor, minha reza.

Depois de ti... sou dia,
sou os perfumes exalados do corpo,
somos jardins, mundos, eternos...

Depois de ti... tenho vida.

ADEUS ÀS ARMAS ou O QUE NA REALIDADE É A GUERRA

Sempre se discutiu muito sobre a guerra, ou melhor, sobre as guerras, sem que se pudesse chegar a uma conclusão conclusiva sobre seus comos e porquês.
Nunca se soube quais as reais causas.
Voltando na História do Mundo, é fácil chegar-se à conclusão de que em todas as guerras havidas, não se conseguirá analisar o real motivo ou sequer o porque dela ter começado.
Antigamente, guerreava-se muito por questões religiosas. Mas o fator religioso era mero subterfúgio. O real motivo sempre foi a ambição exacerbada de alguém, com o desejo de dominar outros povos,e talvez o mundo.
Houve muitos tiranos que assumiram abertamente que seu único desejo era submeter a seu jugo todos os povos. Seu sonho delirante era dominar o mundo. Esses pelo menos foram coerentes, assumiram perante a História o real motivo que os levou à guerra, ou seja, assumir a liderança mundial sem restrições. Mesmo que apenas reinasse sobre ruínas. Mas seria ele o "Dono do Mundo". Embora destruído, mas seria o "seu mundo".
Agora esses mesmos motivos ficam ocultos sob a pretensa alegação de devolver a liberdade, ou de eliminar dissensões internas, enfim, sob uma capa de magnanimidade, o mesmo velho e surrado motivo, qual seja a ambição do poder.
Sobre a guerra, recebi de L'Inconnu, uma mensagem bem adequada, principalmente analisando bem a realidade das guerras modernas:
"A guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem, mas que não se massacram."
Uma grande verdade, pois os soldados que são enviados para o front, em sua maioria, não sabem o que estão fazendo lá. Apenas que precisam se defender de outros que vão tentar mata-los. Não sabem quem são seus inimigos.
Apenas sabem que seus chefes disseram que eles precisam ser patriotas. E que lhes disseram que precisam ser heróis e morrer pela Pátria.
Esqueceram de acrescentar que o verdadeiro heroísmo seria viver pela Pátria, trabalhando pela Paz, dando um adeus às armas.
Esqueceram de dizer que eles são meros "bois de piranha", para permitir que alguns líderes liberem sua sanha. Sempre ficando patente que o único beneficiado será o ego monstruoso dessas "personalidades", e, principalmente a indústria de armamentos que a cada guerra, a cada revolução, ou a cada mera rebelião interna, sempre fatura milhões.
São as pessoas que "se conhecem, mas que não se massacram"... Limitam-se a fazer pronunciamentos, incitando os bois, digo, os soldados a se digladiarem, "em nome da Pátria". Tá bom... "Me engana que eu gosto".
A maneira correta de se definir a coisa, era fazer com que os interessados fossem resolver no velho esquema do duelo pessoal quem é o "maioral", ao invés de sacrificar milhões de vidas, apenas para satisfazer suas vaidades pessoais, e os bolsos dos interessados.
Não seria a melhor maneira?
A melhor maneira, seria um "ADEUS ÀS ARMAS". Experimentem fazer guerra sem armas... Não dá...
E assim, quem sabe, com esse "Adeus às Armas", o mundo poderia ter, UM LINDO DIA... ou pelo menos, UM NOVO DIA...

APENAS FAZER O BEM

Sempre procurando fazer o bem,

sem sequer olhar a quem,

faz bem pra nossa alma também...

Maus pensamentos cultivar,

sua vida irá atrapalhar...

Paz e Amor no coração,

dando à vida uma gostosa razão...

Amar o amor,

com amor e paz

com amor amar,

e ser disso capaz...

Saber o amor espalhar,

sem ver a quem o doar...

O amor não pode ser seletivo,

o que para alma é o real lenitivo...

Amor e caridade em perene doação,

esta a mágica combinação

que dá vida ao coração...

A alma e o coração

jamais devem envelhecer,

pois são a razão

de nosso viver...

Fazer o bem com amor,

trará à sua vida mais calor...

AVE MARIA...CHEIA DE GRAÇA!

Ave Maria! Nossa Senhora!
Mãezinha nossa que está no Céu...
Minha mãezinha deve estar pertinho
e, do Seu amor bem juntinho...
Onde devem estar todos
que na vida acreditaram
e, que muito trabalharam
para muitos prêmios merecer...

Hoje senti uma vontade enorme
de chegar aos Seus pés
e, pedir docemente
que cuide dos que já foram...
Que eles possam de lá sentir
o carinho imenso que sentimos aqui...
Que eles possam usufruir
de um amor puro
sem qualquer culpa,
sem qualquer mácula,
mas um amor incondicional...

Que eles possam sentir
que sempre fazemos o melhor de nós...
Que mesmo depois que partiram
ainda os sentinmos pertinho...
Diga-lhes que falo com eles a toda hora
e, escuto a resposta sem demora...

Mãezinha do Céu
cuida destes seus filhos
que na terra batalham
para vencer os dragões...
Cuida dos que ainda
não terminaram a sua Missão...
Que lutam para manter o amor
dentro do seu coração...
Que batalham sempre
para merecer o perdão...
Que oram com muita fé
para sempre merecer
um grande amor
no jardim da vida colher...

Palavras de poeta

Letras correm minha alma em versos de desejos,

estou vazio como rua, louco como vento,

caminhei corpos suando saudades do inferno,

um dia dobrei a esquina a procura de um céu.





Matei meu antigo''eu'' que não tinha prazer,

chorei por amor quando me apaixonei,

cortei pedaços do coração que estavam comprometidos,

e morri, assim voltei, nasci um dia igual o amanhã.





Colei esperança na porta da frente do corpo,

rasquei a tristeza escrita na pele fria,

não voltei qualquer homem,

adorei como se fosse deusa, amei como se fosse o último.





Antes pobre, o poeta matou seus versos tristonhos,

viajou sua rua sem luz até o sonho,

quando os olhos se encontraram, um profundo silêncio,

um beijo e as palavras se descolaram do papel da vida.

SE AMOR É...

Se amor é fogo que arde sem se ver

E senti-lo se faz contraditório

Sendo ou não um fátuo fogo ilusório

Por que tanto queimamos de o querer?



Se é ferida que dói e não se sente

Por que insistimos essa dor sarar

Vendo recobro somente no amar

Daquele que d' amor nos faz contente?



Se é um contentamento descontente

Porquê essa alegria que se afunda

No meio da dor que a alma inunda?



Se é dor que desatina sem doer

Que venha a mim a controversa mágoa

Extinga meu fogo a benção dessa água!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

FRASE DO DIA

"Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco... Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura, que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá."

PAIXÃO VIRTUAL

Se você não vê a hora
De chegar em casa pra ligar o computador
Hum...seu coração não aguenta de vontade
De falar com seu amor!

Você tenta entrar na rede
E profere um palavrão
Porque a linha está complicada
E você não consegue conexão!

Faz diversas tentativas
Com o coração acelerado
Nem se lembra da dor nas costas
Ou que está mal alimentado!

Você corre abrir a Caixa Postal
Hipnotizando o ícone sinalizador
Mostrando E Mails chegando
Com mensagens do seu amor!

As vezes são mensagens alentadoras
Que te enchem de felicidade
As vezes são mensagens vazias
Que aumentam a tua ansiedade!

E você imprime estas mensagens
Fica lendo e relendo quase a decorar
Depois carinhosamente as coloca na pasta
Da qual você não consegue mais largar!

Ah! Se a Caixa Postal está vazia
Dá um desespero, uma agonia
Será que alguma coisa aconteceu?
Será que meu amor me esqueceu?

Então você clica o ICQ
Ai que dureza...desconectado
Sai correndo então pro chat
Já um tanto apavorado!

Se encontra, é uma alegria
Se não encontra você espera
De repente o amor surge com outro nick
Te fazendo uma surpresa daquelas!

Então se falam. se declaram
Contam coisas boas e ruins
Falam de esperanças e impossibilidades
Mencionam mil vezes a palavra "saudade"!

Meu amigo, se você vive algo assim
Não estranhe, é o sintoma normal
De quem está totalmente "plugado"
Vivendo uma paixão virtual !

Mas não se perca da realidade
A paixão virtual é um tanto sorrateira
Você tem tudo e nada, na verdade
E o supra sumo pode ser só mesmo saudade!

Mas quando se vive uma paixão virtual
Quem quer pensar em impossibilidades?
O amor se faz tão grande e espaçoso
Que se torna sua mais doce realidade!!!

O AMOR NÃO MORRE

Por que dizer que esse amor não morre! Será necessário?

Se realmente for amor, será como uma linda flor nascida no coração, guardada em relicário cheio de emoção.



Veja, quando o sentimento é amor, ele se faz terno, e na alma será sempre eterno,

não precisa mentir, basta sentir, ver e consentir o coração outro coração possuir.



O verdadeiro amor não nasce, por que ele já é vida, mas pode ser um sentimento destilado, gotejando saudade sentida...



Se o sentimento for amor, não terá nostalgia, por que o amor é somente alegria...

Ele é felicidade.

Na distância o amor se faz presente na saudade, mas na emoção, o amor faz sentir a pessoa amada juntinho do

Coração.



O verdadeiro amor não nasce, nem morre, por que ele é o sentimento alfa e ômega, teve o princípio eterno. O amor é vida, é luz e será eternamente amor, vidente no meu e no seu coração, e também numa simples flor.

CONCEITO DE AMIZADE

Amigo, na verdade,

é aquele que nos procura

não apenas nas horas difíceis,

quando está precisando de um apoio,

mas também para partilhar suas alegrias...

Aqueles que só nos procuram para um apoio,

em seus momentos de necessidade,

ou para um conselho nas horas difíceis,

não são realmente amigos,

apenas nos querem usar de muletas,

pois quando tudo está bem para eles,

simplesmente somem,

e tampouco se interessam em saber

se nós estamos bem,

ou se estamos necessitando de uma muleta.

Um real amigo,

é capaz de suportar um não nosso,

sem ressentimento e com compreensão,

sabendo entender que nem sempre

podemos estar à disposição,

como ele também nem sempre está.

Reciprocidade, acima de tudo.

Amigo é algo bom demais...

Amigos são escolhidos,

e nem sempre sabemos bem o porque.

São coisas de nossa alma,

que os escolhe por nós,

e da amizade, nos atando em seus nós...

CARTA DE UM SÁBIO ANCIÃO

Saber viver pode ser uma arte.

Conhecer a arte do bem viver e saber

aplicar no cotidiano, é maestria.



Conheci um ancião sábio, ele assim não se

considerava, mas eu e outras tantas pessoas assim

o tínhamos em nosso conceito.



Certo dia a algum tempo atrás, eu era bem jovem,

mas já conhecia parte da vida apesar da jovialidade...

Eu morava em uma cidade relativamente distante da cidade

desse sábio ancião, por conta dos meus estudos. De repente o carteiro me entregou um envelope de carta, desses envelopes comuns com bordas verde e amarela. Virei o envelope para constatar o remetente, mas só havia no lugar do nome e do endereço três interrogações.



A caligrafia não me era desconhecida.



Eu já imaginava de quem seria aquela carta.

Fui para meu quarto e a abri. O escrito começava assim:

A vida meu querido jovem é um condimento da felicidade,

se souberes a medida certa para cada ato do teu viver,

terás o sabor da alegria.



Aprende a usar a dose certa do tempero dos teus pensamentos e obterás a dose exata do sal do espírito, e este soprará em teu coração, o alento da felicidade.



Mede teus atos pelas tuas palavras e a cada passo que deres que seja firme e na medida do anterior, pois assim fazendo estarás evitando tropeços em teus próprios pés e evitarás as quedas que podem ser dolorosas.



A felicidade está ao alcance de todos, mas que não te engane a riqueza. Ter o suficiente é necessário; Zela da saúde que é o bem maior do teu corpo e da tua mente, é nele que reside tuas alegrias e tristezas.



Dei-te a instrução do condimento do bem-viver, seja tu agora o cozinheiro a saber preparar o sabor.



O mais importante do alquimista, não é ter o segredo do ouro,

mas saber transmutar a pedra bruta do pensamento, no mais

valioso brilhante.



Ao terminar de ler os dizeres daquela carta, meditei e pensei comigo, e ele nunca se considerou um sábio!



Estejas onde estiveres meu venerável ancião, serás sempre meu adorável sábio, por que serás sempre meu pai.

SEMPRE NOSSO QUERIDO AMIGÃO

Todos nós temos um Amigão lá em cima.Por sinal, daqui a pouco estará fazendo aniversário... Lembram? Pois é. é bom lembrar. É só em Dezembro? Ainda bem que você lembrou... Mas já vamos pensando nisso, para não esquecer quando chegar, e o tempo está andando tão depressa... Já já Natal tá aí...

Mas, voltando ao assunto, fiquem sabendo que é só questão de saber contatá-lo e interpretá-lo, para conseguir Sua ajuda, que aliás, Ele nunca nega, mas o que acontece é que muita gente se limita a esperar a ajuda divina, mas não procura fazer a sua parte para que essa ajuda possa vir. E que possa ser merecida. Não basta pedir, temos que merecer e, principalmente, saber entender seus designios, que já disseram ser estranhos. Discordo, são bem lógicos, basta saber interpretá-los.

Muito sabiamente, Ele já disse: Faça por donde, que te ajudarei, bem, se não disse isso diretamente, pelo menos é essa a interpretação que faço de muita coisa que leio por aí, principalmente nos Livros Sagrados das mais diversas religiões. Todas tem que ser conhecidas e respeitadas. O Amigão não escolhe esta ou aquela. Está presente em todas, sendo chamado por diversos nomes. É e sempre será nosso Amigão.

Bem a propósito, vou transcrever algo que li, muito interessante e verdadeiro, parece-me que o autor é L'Inconnu.

Pedi força e vigor...Deus me mandou dificuldades para me fazer forte...

Pedi sabedoria...Deus me deu problemas para resolver...

Pedi prosperidade...Deus me deu energia e cérebro para trabalhar...

Pedi coragem...Deus me mandou situações perigosas para superar...

Pedi amor...Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar...

Pedi favores...Deus me deu oportunidades...

Não recebi nada do que queria, mas...

Recebi tudo o que precisava...Sem dúvida alguma,

Minhas preces foram atendidas...

É muito bonito, e vale a pena uma reflexão. Principalmente para aqueles que sempre reclamam da ajudam divina. A eterna pergunta: Por que comigo? Ou pior: Por que para ele, e não para mim? Nunca podemos nos esquecer de que aquilo que temos, geralmente depende de nossos esforços para consegui-lo. Ele nos deu a vida para que possamos fazer nossa parte, afinal, o interesse é nosso...

Então, vale ou não uma profunda reflexão sobre tudo aquilo que desejamos, e tudo aquilo que obtivemos em nossa vida. Cada pequeno triunfo, por menor que seja, é sempre uma grande vitória, desde que encarado sob o ângulo certo.

De vez em quando sofremos revezes. Claro, a vida não pode ser somente um "mar de rosas". Sabendo encarar esses contratempos com serenidade, poderemos tirar proveito deles, evitando a repetição dos erros que os provocaram. Com a mesma boa vontade que recebemos os sucessos, devemos saber receber os insucessos. Algo sempre aprendamos com eles.

Enfim, não podemos ficar sentados esperando que "Deus me ajude". Temos que ir à luta, fazer nossa parte, e meus amigos, como é gostoso quando vemos que nossos esforços foram recompensados, é muito mais gostoso conseguir algo à custa de nossa competência, do que receber de "mão beijada". Como também é claro que deve ser muito gostoso acertar a Megasena acumulada, mas é preciso convir que até aí houve nosso esforço, indo até a lotérica, preenchendo o cupom com os números certos. Isso exige grande esforço, sem dúvida. Aliás, tenho a impressão de que foi uma voz vinda de algum lugar que nos ditou os numeros certos...

Bem amigos, não esperemos que as coisas caiam do céu (já chega a chuva e os raios), e vamos em frente, que atrás vem gente.

Tenham todos UM LINDO DIA.

O SER HUMANO PRECISA SER HUMANO

Realmente, o ser humano precisa aprender a ser humano, e deixar tanto de pensar e agir com maldade no coração.

A vida está aí, podendo ser muito bem vivida, basta que assim o queiramos, contudo, certas coisas nos fazem parar para pensar um pouco, tentando analisar quão complexa é a natureza humana, pois, infelizmente existem pessoas que apenas desejam fazer o mal para os outros, preparando planos que visam unicamente prejudicar alguém, lançando calunias, e até mesmo provocando atos que possam trazer sérios prejuízos para as vítimas de suas maldades.



Analisemos, por exemplo, certas atividades terroristas, praticadas aleatoriamente sem objetivos definidos como a ação dos chamados homens bomba, ou então aqueles que atiram contra tudo o que se mova, ou quaisquer outras atividades terroristas.



Pergunta-se: A troco de que? Simplesmente para prejudicar outrem, pois que tais atos não lhe trarão benefício algum, e por vezes, lhes custa a própria vida. Para que? Apenas para espalhar terror. Apenas para reivindicar certos direitos, não devidamente esclarecidos. e nem sempre lídimos direitos. Temos sempre que respeitar o espaço alheio, e o direito à vida que todo ser humano tem.



Por que não simplesmente chegar-se à conclusão de que "o sol nasceu para todos?” Existe tanto espaço no mundo... Por que brigar por certas certas faixas de terreno? Por certos territórios, por vezes áridos?



É muito mais interessante perder-se tempo procurando ajudar alguém a crescer, do que procurar prejudicar pessoas que não estão atrapalhando a vida de ninguém. E que nem se preocupam com sua vida.



Um bom exemplo são essas bombas que são colocadas aleatoriamente em locais públicos. Atingem pessoas que nada tem a ver com os objetivos dos terroristas. Para que tais atos? Só para que alguém possa se orgulhar intimamente de sua maldade?



Penso que não vale a pena.



A propósito, li uma mensagem maravilhosa, que vem da mui antiga "Sabedoria Oriental”, mas que se encaixa à feição em qualquer época da humanidade:



"Só passarei por este mundo uma vez. Assim, todas as boas ações que possa praticar, e todas as gentilezas que eu possa dispensar a qualquer ser humano, devo aproveitar este momento para fazê-lo. Não devo adiá-lo nem me esquecer deles, pois não voltarei a passar por este caminho."



É um pensamento muito profundo, que nos faz logicamente pensar nos benefícios da caridade cristã. No ato de estender-se uma mão para cumprimentar um amigo. No simples fato de desejar-se boa sorte a quem se lança em um empreendimento novo. Na ajuda que se pode prestar a quem dela precisar.



Nem que seja apenas ouvindo seus desabafos, nem que seja apenas para prestar o chamado apoio moral. Isso ajuda muito.



Pode ser que amanhã sejamos nós que precisaremos dessa ajuda, desse apoio.



Um pensamento que é extremamente negativista é aquele tradicional: Quero que fulano se ferre. Penso que o fato de alguém se dar mal em um empreendimento não deve dar satisfação alguma a pessoas de bons sentimentos. Somente almas muito mesquinhas podem pensar assim. Podem desejar o mal a quem quer que seja.



Não é destruindo que provamos nosso valor. Assim só estamos expondo a todos a nossa maldade, nossa má índole. Nosso valor é provado com a qualidade de nosso trabalho.



Tem muito mais valor quem obtém sucesso ajudando outros a crescer, do que aquele que apenas se preocupa em vencer, destruindo e prejudicando quem encontrar pela frente. Acabará ficando só. Não terá com quem dividir suas glórias.



Nunca devemos nos esquecer de que "não voltarei a passar por este caminho...” Assim, devemos deixar flores marcando nossa passagem, e não as pedras com que derrubamos os opositores.



Devemos ser lembrados por nossos amigos como uma pessoa que só se preocupou em fazer o bem, em espalhar amizade.



Nunca como um alguém que mais se preocupou com vinganças, fazendo-se odiado por muitas outras pessoas. Isto, inclusive, atrapalha e muito nossa própria satisfação pessoal ao vermos que nosso sucesso foi obtido à custa do prejuízo de muita gente.



A melhor coisa a fazer, sem dúvida, é muita ponderação. O tradicional, VIVA E DEIXE VIVER.



Assim sendo, com um abraço fraterno, desejo a todos UM LINDO DIA.

COMO IDOSAR SEM ENVELHECER

Sempre será o grande segredo da vida, chegar a uma provecta idade física, sem permitir que a alma envelheça junto, e a respeito desse tema, ou seja, sobre a questão do que pode ser ou não um sinal de envelhecimento, muito já se falou, e sempre poder-se-á mais falar ainda.
O certo, é que existem velhos de 30 anos, e jovens de 70... Tudo é questão de como se pensa a esse respeito, de como as pessoas procuram viver. Aqueles que se amam, por força desse amor próprio, conseguem ter melhor condição de vida. Ou não, se não conseguem amar-se o suficiente para chegar a uma "idosidade" digna e saudável.
Como se pode e se deve viver cada momento da vida, é nisso que se deve parar para pensar, enquanto ainda é tempo, mesmo porque, não se pode distrair e deixar o tempo correr lindo, leve e solto. Vamos controlar essa passagem, para que mais tarde, se possa afirmar com convicção de que não se pode lembrar de ter tido melhor fase do que a partir dos cinquenta, sessenta, ou mais, muitas vezes descobrindo novas aptidões, aquele talento que ficou oculto pelas necessidades da vida. Talvez não se tenha tido tempo para aproveitar a vida, e em consequencia, sofrer de depressão, de TPM, menopausa, andropausa, brigar com espelho, e certos receios sobre o que nos reservará o futuro. E assim, como o futuro já é presente, aprendemos que o sentido da vida envolve sabedoria, equilíbrio e fronteiras de conhecimento, coisas inerentes à experiencia adquirida durante a vida.
Ao ser humano é dado o privilégio da razão, inclusive para não ignorar que sua vida é composta de fases cósmicas que devem ser vividas e compreendidas com sabedoria porque são imutáveis, assim cada ser humano deve aprender viver conscientemente e da melhor maneira possível todas as fases, com sabedoria , discernimento e felicidade. Aprendemos assim, que somos imortais de espírito e temos em primeiro plano um compromisso conosco no campo material que envolve, em primeiro lugar, o fato de saber manter nossa mente e corpo em equilíbrio e autoconhecimento pleno. Obviamente que esse aprendizado envolve tropeços, provações emocionais e outros tantos fatores emocionais que devemos driblar com destreza inteligente, não permitindo que acelere nossa degradação física e mental. Nossa breve passagem por esse plano de vida, transcende religiões , crenças ou rituais, pois é algo inerente ao plano cósmico, destarte, através do livre arbítrio o ser humano é capaz de manipular átomos e genes, construir naves espaciais, mas é inepto para resolver seu próprio problema existencial .É incapaz de aprender , com raras exceções, que nossa existência , como ser dual (corpo e mente ), requer equilíbrio mental e sabedoria, como também de que cada fase de nossa vida será como abrir um novo portal de autoconhecimento. Com vontade e talento original se constrói o templo interior , que quanto mais maturidade e vivência , mais iluminado se torna. Ser feliz é em consequencia, saber amar mais intensamente, e com muita paz o que é um direito do ser humano.
Não aceitar o envelhecimento físico natural é sinal de não ter vivido, apenas devemos saber preservar nossa alma desse envelhecimento, não permitindo seu envilecimento.
É importante, para uma boa qualidade de vida, que nos respeitemos, cuidando de nossa mente e de nosso corpo de uma maneira adequada, evitando certos vícios e excessos, que dão uma ilusória sensação de prazer e felicidade, mas que mais tarde cobrarão o tributo de nosso organismo, e então, ao constatarmos o quanto nos custou ter uma má qualidade de vida na mocidade, já será tarde demais.
Também é necessário que se faça uma boa mentalização, para sabermos aceitar a passagem do tempo, sem nos entregarmos às suas consequências. O tempo passa, a idade avança, os cabelos prateiam-se, mas uma cabeça bem trabalhada consegue minimizar os efeitos dessa imutável lei da natureza, permitindo chegar-se a idade avançada, com uma melhor qualidade de vida.
Desejando tudo de bom, quero augurar a todos UM LINDO DIA

COMO É O AMOR NA IDADE MADURA

Se existe algo que não admite controvérsias, é o fato de que, em nossa vida, sempre estamos em contato com esse sentimento mágico chamado "Amor". E isso, desde que nascemos, e sempre alguém nos olhará com amor.
Há que se notar que é nosso primeiro sentimento, pois já ao nascermos apesar de ainda não saber definir, começamos por amar aquela doce criatura que nos pôs no mundo. Por questão dos meses em que ficamos em contato estreito com o ventre materno, é claro que nosso primeiro amor, sempre será a mãe. Aos nossos olhos, o pai sempre será mais uma dentre as inúmeras pessoas que existem ao nosso redor, mas "Mãe é uma só" (não sei onde ouvi esta frase...).
Nas diversas etapas de nossa vida, encontramos diversos tipos de amor. Sempre o identificando como uma sensação de bem querer algo ou alguém. Aquele bem estar que sentimos quando estamos perto de alguém, quando brincamos com aquele joguinho favorito, quando estamos com nossos animais de estimação, enfim, todos são amores, embora sejam sentimentos de amor os mais diversos, mas sempre é aquela sensação de bem estar, de bem querer, que irá nos acompanhar pela vida inteira.
Principalmente o tão falado, comentado, desejado e algumas vezes criticado amor entre pessoas, de sexos diferentes, ou não. Basta que seja aquele amor que exige o contato físico. Aquele que não é apenas um dos muitos amores que sempre tivemos e ainda teremos, mas sim, o dito cujo AMOR. É um amor que exige uma atenção e cuidados especiais. Temos que compreendê-lo, para não o vermos fugir. Há que se respeitar e muito esse sentimento tão necessário para nossa vida.
O amor quando chega, não pede explicações, nem tampouco se explica, ele não escolhe idade, simplesmente chega, e vai ocupando seu lugar de destaque no coração (na realidade é no cérebro, mas convencionou-se culpar o coração pelos sucessos ou insucessos do amor.)
Quando somos jovens não medimos as consequencias, simplesmente amamos, e nos entregamos ao amor, e muitas vezes quebramos a cara pela afoiteza, nada que provoque danos irreparáveis, pois são coisas da juventude, que deve ser vivida em sua plenitude, com todos seus riscos e benesses.
E tais amores podem surgir e serem vividos quase sempre descompromissadamente. Assim, se perdermos um, logo conseguiremos outro, até encontrar um que possa ser chamado de definitivo, ou quase...
Então, acreditamos nesse amor tão anelado, sentindo sua intensidade, e é quando firmamos aquele compromisso, que vamos considerar como definitivo.
Muitas vezes nos decepcionamos, choramos, sofremos, e não pensamos muito em terminar relacionamentos, sempre na expectativa de que o próximo poderá ser melhor, o que nem sempre acontece, e pode-se lamentar aquele que terminamos, e é por isso, que antes de se findar algo, há que muito ponderar, para não tomar alguma atitude que vá provocar arrependimento mas tarde, ao se chegar à conclusão que o amoer que deixamos para trás, deveria ter continuado a nosso lado.
Mas, seguimos vivendo, sempre em busca do dito cujo AMOR. E o melhor, é olhar par ao lado, e descobrir que o amor tão procurado sempre esteve a nosso lado.
Agora, quando se sobrevive a isso tudo, vem a melhor parte, mas pode ser uma das mais perigosas, pois é algo que tem que ser muito bem entendido, muito bem curtido e vivido.
É o amor na idade madura. Já passamos por inúmeros percalços. Dificuldades de toda sorte foram enfrentadas e superadas. Mas temos que aceitar as mudanças que o amor apresenta ao se chegar nessa faixa etária, pois o amor na idade madura é feito de muita ternura, muito companheirismo, muito bem querer, muito carinho. Aquele ficar de mãos dadas, passeando, conversando e mesmo na cama, vivendo um sentimento gostoso de carinho imenso.
Mas isso tem que ser aceito por ambas as partes. Tem que haver uma aceitação mútua total e completa. Só assim esse relacionamento maduro será bem vivido.
Pergunta-se, e o tesão? Não existe mais? Não faz mais parte dessa vida madura?
Claro que o tesão existe. Representa uma parte importantíssima desse amor calmo, silencioso, cheio de pequenos prazeres. Como somos mais experientes, aproveitamos melhor nosso tesão tornamos nossos momentos íntimos como verdadeiros sonhos, parece coisa de novela, mas é vivido em sua plenitude, são reais, existem, são lindos. Conhecemos todos os segredos de nossa parceria. Sabemos como dar-lhe aquele prazer que ela gosta, pois como não somos mais possessivos, sabemos nos doar sem perder a liberdade. Sabemos amar, sentimos quando somos amados. E, por força desse amor, sentimo-nos jovens novamente, com a vantagem de que não precisamos tomar certos cuidados que antes até atrapalhavam as relações mais intimas.
Apenas precisamos saber viver esse momento, respeitando as limitações que a idade nos impõe, superando-as com a força de nosso sentimento, com o poder de nosso carinho.
Assim chegamos ao amor total na idade madura... Sabendo vivê-lo, é o melhor amor de nossa vida.
Bem... Desejo-lhes UM LINDO DIA.

Sonhadora

Pelo chão de giz

narro canções

lançando-me ao tempo

em lamentos, orações ao vento,

no balé dos trigais,

surge tu, linda,

sonhadora!



Tua íris

tem a cor das colméias,

o sentimento dos canteiros enluarados

a razão da minha escrita quase que insana,

o sabor do pecado

em prosa, em verso

nos tecidos, sedução!



Meu encanto

te traduz na prole das brisas

remexendo o outono,

deixando-te dourada

ao meu olhar, ao cruzar do cometa

ao brilhar da estrela

deslizando na face,

descrevendo o amor

em toques de paixão!

APLAUSOS… A QUEM SERVE!

Quando se trabalha por gosto, e, assumes, em cada
poema teu, essa responsabilidade, de quem se preocupa,
com seu desempenho e no que aos outros vai deixar,
como o mais alto de si,
certeza virá, de que estás a cumprir bem, o teu papel.



Acomodar não deves, nem de ser o teu maior crítico,
não deixando de ler, humildemente e com muita
atenção, a opinião, de teus leitores, com todas as suas
diferenças e questionamentos, naturais e necessários,
em que, com toda a tua grandeza, deverás responder.



Quem escreve, não o faz para si, mas de si, para os
outros. É uma constante, como quem lavra a terra,
para aí semear e plantar, o que, um dia, será alimento
de muitos.



Não entres porém no repleno, repetindo-te, vezes sem
conta, ao que escolhes, para escrever, porque o mais
provável, é que o fruto apodreça, pois o mundo é um todo,
e, a tua obrigação, poeta, escreveres sobre ele,
ao deixares a tua aprendizagem, como um caminho, possível.



É que, por mais que te doa, nunca será o bastante, ante
aqueles, que agora sofrem e precisam, urgentemente, de
quem os dignifique e lhes traga a voz, de há muito roubada,
pelos senhores da guerra, num infanticídio e num fratricídio,
que, em tudo, lembra, a degola dos inocentes.



Todo o poeta tem deveres, para com o mundo e seu povo!



Lembrar porém, de que não se deve olvidar nunca, aqueles
belos poemas, quais quadros vivos, sobre a natureza e o
amor. Em última e primeira análise, assim nossa concepção.



Traz-nos, poeta, a liberdade! E sê inteiro… não te deixes, pela
metade… do convenientemente, correcto.

ROSA, MINHA MUSA

Lembro-me da rosa,

Ela gostava de mim,

Era dela meu jardim,

Minha flor mimosa.



Não importa a sua cor.

Você a mim já amava.

E a você eu já adorava

Meu único lindo amor.



Não importa sua idade.

Sou o seu maior amor,

Você a minha rosa-flor,

A minha única verdade.



Quando olho para você

E você olha para mim

Não sei qual o porquê

De não ser feliz assim.



Você, minha linda rosa,

Enleva-me a singeleza

De você, flor mimosa,

De encanto e beleza.



Meu verso vou terminar

Com opressão no peito,

Eu não arranjo um jeito

Do meu amor declarar.



Você me ama no olhar

E eu a amo em sonho,

Agora, cá eu proponho,

Venha logo me amar...



Venha minha rosa amar,

Em sonho e em fantasia,

No real é o que eu queria

Venha musa a mim amar.

COM VOCÊ NA CHUVA

Com você molhada da chuva
sendo eu, somente, eu,
como que desnuda dos medos,
das inseguranças,
dos segredos...
Eu, oferecendo o melhor,
que no seu amor parece maior,
que tudo o que jamais senti...

Com você , sentindo seu sorriso transparente
mostrando a sua generosidade...
Mostrando as suas qualidades
que são acrescidas com a idade...

Com você caminho segura para o infinito,
deixando a chuva me molhar,
a espera de um novo sol chegar...
Trazendo muita luz para a nossa vida...
Muito calor para nossos sentimentos...

Com você confio que o vento me toque,
que dilua minhas tensões,
que solte as minhas amarras,
que reconstrua a minha liberdade,
que nos mostre a real felicidade...

Tempos

Existe sempre um tempo para:
Amar...
Passear...
Namorar...
Dançar...
ou Viajar...
Assim como existe um tempo para:
Chorar...
Separar...
Aquietar...
Pensar...
e perdoar...
Existe um tempo pra tudo
e só nos resta viver cada um
ate o fundo!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

FRASE DO DIA

"Sem o encontro consigo mesmo nenhum homem realizará o seu encontro com Deus."

É IMPORTANTE SABER USAR DE PACIENCIA E TOLERANCIA

Paciencia e tolerancia são duas palavrinhas que por vezes nos deixam impacientes e intolerantes, pois frequentemente nos deixamos levar pela impaciência, ou pela revolta, quando não conseguimos obter aquilo que queremos, quando não conseguimos realizar as coisas que tínhamos planejado, e isso será considerado como tremendo contratempo, se não se encontra tempo para repensar tudo.

Principalmente se esses insucessos se devem a fatores alheios à nossa vontade, se foram determinados, por inabilidade de terceiros, ou por questões imponderáveis, quando alguns imprevistos surgiram atrapalhando nosso êxito.

Quaisquer que sejam as razões, não representam motivo para explosões de ira, ou para uma revolta, seja íntima, quando não soubemos planejar adequadamente, seja contra outrem, quando falhas de terceiros nos prejudicaram.

De nada nos adiantará explodirmos, pois não será isso que solucionará a questão, muito pelo contrário, poderá atrasar mais ainda, pois o tempo assim perdido, poderia ser melhor aproveitado com um novo planejamento, feito com mais cuidado, ou escolhendo melhor os parceiros.

A propósito, recebi uma Prece Indígena, que nos mostra que eles tinham um conhecimento profundo da mente humana, vejam:

"Que caia sobre sua cabeça, esta sagrada chuva, suave, serena, calma, tranqüila, e que lhe ensine a ter mais tolerância, resignação e paciência, para saber a hora certa de fazer as coisas..!! Tudo a seu tempo..!!! "

Metaforicamente falando, a chuva a que se refere a prece, são as dificuldades que fatalmente encontraremos em nossa caminhada. Seria mais agradável se tudo corresse lindamente sobre os trilhos que imaginamos. Mas, imprevistos sempre ocorrem, e temos que esperá-los, para não sermos surpreendidos por seus efeitos. Devemos encará-los como uma chuva suave, serena e calma, embora ribombem trovões. Se estivermos sob proteção dos pára-raios, que são nossa paciência e tolerância, não sentiremos tanto seus efeitos devastadores, e poderemos reorganizar as coisas. Nunca deveremos nos esquecer de que a raiva sempre será uma péssima conselheira, podendo nos levar a atitudes irrefletidas.

Devemos nos espelhar na sabedoria dos velhos sábios indígenas, procurando saber, não só a hora certa de fazer as coisas, como também, a maneira exata de fazê-las. Analisar ponderamente o porque de não ter dado certo, para replanejar adequadamente tudo.

Ponderação e reflexão servem para toda e qualquer situação problemática em que nos encontremos. De nada nos valerá agir no impulso de uma raiva de momento.

E isso vale em toda e qualquer circunstância, seja nos negócios, seja em nossa vida familiar.

Quanta coisa é perdida, quanto vida destruída por que não se parou para pensar...

Valerá mais a pena esperar a poeira baixar, a cabeça esfriar, e a chuva mansa poderá ajudar o "esfriamento". Assim fazendo, para que se possa reavaliar a situação, e encontrar, calmamente a melhor solução para o caso.

E para melhor encontrarmos soluções, que tal começar com UM LINDO DIA...

COMO É O AMOR NA IDADE MADURA

Se existe algo que não admite controvérsias, é o fato de que, em nossa vida, sempre estamos em contato com esse sentimento mágico chamado "Amor". E isso, desde que nascemos, e sempre alguém nos olhará com amor.
Há que se notar que é nosso primeiro sentimento, pois já ao nascermos apesar de ainda não saber definir, começamos por amar aquela doce criatura que nos pôs no mundo. Por questão dos meses em que ficamos em contato estreito com o ventre materno, é claro que nosso primeiro amor, sempre será a mãe. Aos nossos olhos, o pai sempre será mais uma dentre as inúmeras pessoas que existem ao nosso redor, mas "Mãe é uma só" (não sei onde ouvi esta frase...).
Nas diversas etapas de nossa vida, encontramos diversos tipos de amor. Sempre o identificando como uma sensação de bem querer algo ou alguém. Aquele bem estar que sentimos quando estamos perto de alguém, quando brincamos com aquele joguinho favorito, quando estamos com nossos animais de estimação, enfim, todos são amores, embora sejam sentimentos de amor os mais diversos, mas sempre é aquela sensação de bem estar, de bem querer, que irá nos acompanhar pela vida inteira.
Principalmente o tão falado, comentado, desejado e algumas vezes criticado amor entre pessoas, de sexos diferentes, ou não. Basta que seja aquele amor que exige o contato físico. Aquele que não é apenas um dos muitos amores que sempre tivemos e ainda teremos, mas sim, o dito cujo AMOR. É um amor que exige uma atenção e cuidados especiais. Temos que compreendê-lo, para não o vermos fugir. Há que se respeitar e muito esse sentimento tão necessário para nossa vida.
O amor quando chega, não pede explicações, nem tampouco se explica, ele não escolhe idade, simplesmente chega, e vai ocupando seu lugar de destaque no coração (na realidade é no cérebro, mas convencionou-se culpar o coração pelos sucessos ou insucessos do amor.)
Quando somos jovens não medimos as consequencias, simplesmente amamos, e nos entregamos ao amor, e muitas vezes quebramos a cara pela afoiteza, nada que provoque danos irreparáveis, pois são coisas da juventude, que deve ser vivida em sua plenitude, com todos seus riscos e benesses.
E tais amores podem surgir e serem vividos quase sempre descompromissadamente. Assim, se perdermos um, logo conseguiremos outro, até encontrar um que possa ser chamado de definitivo, ou quase...
Então, acreditamos nesse amor tão anelado, sentindo sua intensidade, e é quando firmamos aquele compromisso, que vamos considerar como definitivo.
Muitas vezes nos decepcionamos, choramos, sofremos, e não pensamos muito em terminar relacionamentos, sempre na expectativa de que o próximo poderá ser melhor, o que nem sempre acontece, e pode-se lamentar aquele que terminamos, e é por isso, que antes de se findar algo, há que muito ponderar, para não tomar alguma atitude que vá provocar arrependimento mas tarde, ao se chegar à conclusão que o amoer que deixamos para trás, deveria ter continuado a nosso lado.
Mas, seguimos vivendo, sempre em busca do dito cujo AMOR. E o melhor, é olhar par ao lado, e descobrir que o amor tão procurado sempre esteve a nosso lado.
Agora, quando se sobrevive a isso tudo, vem a melhor parte, mas pode ser uma das mais perigosas, pois é algo que tem que ser muito bem entendido, muito bem curtido e vivido.
É o amor na idade madura. Já passamos por inúmeros percalços. Dificuldades de toda sorte foram enfrentadas e superadas. Mas temos que aceitar as mudanças que o amor apresenta ao se chegar nessa faixa etária, pois o amor na idade madura é feito de muita ternura, muito companheirismo, muito bem querer, muito carinho. Aquele ficar de mãos dadas, passeando, conversando e mesmo na cama, vivendo um sentimento gostoso de carinho imenso.
Mas isso tem que ser aceito por ambas as partes. Tem que haver uma aceitação mútua total e completa. Só assim esse relacionamento maduro será bem vivido.
Pergunta-se, e o tesão? Não existe mais? Não faz mais parte dessa vida madura?
Claro que o tesão existe. Representa uma parte importantíssima desse amor calmo, silencioso, cheio de pequenos prazeres. Como somos mais experientes, aproveitamos melhor nosso tesão tornamos nossos momentos íntimos como verdadeiros sonhos, parece coisa de novela, mas é vivido em sua plenitude, são reais, existem, são lindos. Conhecemos todos os segredos de nossa parceria. Sabemos como dar-lhe aquele prazer que ela gosta, pois como não somos mais possessivos, sabemos nos doar sem perder a liberdade. Sabemos amar, sentimos quando somos amados. E, por força desse amor, sentimo-nos jovens novamente, com a vantagem de que não precisamos tomar certos cuidados que antes até atrapalhavam as relações mais intimas.
Apenas precisamos saber viver esse momento, respeitando as limitações que a idade nos impõe, superando-as com a força de nosso sentimento, com o poder de nosso carinho.
Assim chegamos ao amor total na idade madura... Sabendo vivê-lo, é o melhor amor de nossa vida.
Bem... Desejo-lhes UM LINDO DIA.

Nasci cigana

Sou cigana... Cigana nasci...

Meu sangue é doce e quente,

Trago a dança sensual nas veias,

Sou orgia, ternura, paixão ardente...



O amor é meu farol, meu rumo,

Desatino, perdição, obstinação...

Trago um perfume que embriaga,

Arrelio teu coração na canção....



Sou desafio, sou gostoso mistério,

Sou geleira, fogueira, teu fino licor...

Danço e o mundo comigo gira, gira...

Rodopio... Provoco calafrio... Tremor...



Nasci cigana... Teimosa... Guerreira....

Trago o feitiço no olhar, nas entranhas,

Sou tua dona, tenho do amor a posse...

Sei da minha força e das tuas manhas...



Sou a magia que encanta, te envolve...

Sou furacão violento, êxtase, calmaria,

Protegida por Hiago... Igor e Vênus...

Loucura, audácia, paixão e valentia ...



Não sou conquistada... Conquisto...

Não sou cortejada, cortejo, barganho...

Meu olhar queima, minha boca assanha,

Quero... Envolvo... Eletrizo e ganho!...



Ah cigano... - Acabou o teu reinado!...

Tua vontade própria, tua dona sou eu!...

Meus braços, meu corpo, são o teu refugio,

Agora é tarde... -Teu amor é todo meu!...

Uma Falange de harmonia

Sob o teclado

em branco e preto, visito tuas

nuas mãos, exalando aloe vera,

feito uma falange angelical

planando em devaneios, a brisa,

ardendo, misturando-se

ao doce sabor da história!



Como um conto de fadas

sinto-te em longos panos,

criando em cada passo,

um jardim, um ramo

lacrimejando carinho,

um carrossel rodando

em prazeres, que só

o teu jeito criança,

pode elevar!



Pelo rastro do cometa,

deixo-me envolver em tuas

brumas balzaquianas,

deixando que cada abraço

hidrate-me num farol de emoções!



Na pintura do estrelar,

me pego aliciado no teu

misticismo ofegante,

germinando em cada beijo

um aquário de paixão,

um paraíso de amor!

SIGA SEMPRE A LUZ

Sempre devemos aproveitar
quando temos um Dia de Luz,
que na verdade, são 365 dias de Luz
que temos todos os anos...
Todos temos uma luz,
que ao longe reluz,
e nos incita a seguir
pelo caminho indicado.
Nem sempre por ele sabemos ir,
e tomamos rumo errado.
Seguimos outro caminho,
que se mostra um descaminho...
E a luz estava lá... rutilante,
forte... brilhante...
e não soubemos enxergá-la,
não conseguimos visualizá-la...
Não soubemos ver que era o amor
que ela nos indicava...
e o amor... nos esperava,
cheio de luz... com muito calor...
Nosso Guia sempre indica o caminho,
onde nos espera o amor, o carinho...
A luz está brilhando,
os caminhos do amor indicando,
não apenas nesse dia,
mas em todos os dias...
Não perca o tino,
nem fuja de seu destino...
O amor está em seu rumo, siga a luz...
Veja para onde ela conduz...
Não saia de seu caminho,
não deixe fugir tanto amor, tanto carinho...

MULHER...

Pra mim, o "Dia Internacional da Mulher"
Foi convencionado a partir de tua imagem,
Pois és amostra de alguém que sempre quer,
Um exemplo feminino de coragem!

Foi de ti, mulher, que ganhei nova vida.
Tiraste-me a tempo do despenhadeiro,
Trouxeste o bálsamo pra minha ferida;
Contigo, conheci o amor verdadeiro.

Abraçaste comigo as causas perdidas,
Soubeste dar a meu desespero a calma,
Deste-me o sorriso de mãos estendidas;
Depois, foi a vez de teu corpo e de tua alma.

Mulher!... Ganhaste-me pela lucidez...
Enorme, nas dimensões de tua bondade.
Cuida, pois, de meu coração de uma vez,
Não me deixes fugir a felicidade!

Só pode ser das Alturas este enredo,
Somente Deus nos escreveria tão lindo...
Uma peça de amor envolto em segredo
E que tem na plateia anjos aplaudindo.

Realidade...

Quando a realidade chega para maltratar
Destruindo todos os sonhos lindos...
Fazendo a lágrima rolar,
Dizendo que não podemos querer
Que já não é possível sonhar!
Que seu beijo já não pode
Alcançar o meu,
Que meus lábios já não podem
Ter o gosto dos seus...
Que meu corpo já não pode sentir
Seu calor... Seu doce toque...
Tudo fala e ensaia um adeus...
Olhamos em volta... Só resta
A dor da partida... A certeza de que
O amor está partindo para sempre
Com uma passagem só de ida...
Nesse instante o mundo desaba...
O coração grita... Amo você ainda!...
Nesse desespero medonho, descobrimos
Que o mundo irá nos maltratar muito...
Mas que vale à pena estarmos juntos...
Vale à pena essa dolorida ferida...
Desde que eu possa dizer amo você...
E ouvi-lo responder...
Eu também querida!...

Pronta

Sente-se um pouco enquanto me apronto
tome um drink pra relaxar.

Sinta o cheiro do perfume que deixo no ar ...
ainda calço os sapatos
e capricho na cor do batom.

Vermelhos fetiches teus...

Enquanto ajeito o decote
se puder me ajudar com o zíper... ?

Sinta de mais perto o perfume que ainda paira no ar
beije meu pescoço,
me deixe paralizada por teus toques,
alguns segundos sem respirar.

Esqueça o zíper...
me arrumava toda só para te encontrar.
Me dispo .

Agora sim,
estou pronta...
prontinha para me entregar

NESTA NOITE ESTAVAS NUA

Ao chegar nesta noite,
nesta noite olhei-te,
olhei-te, estavas nua,
nua, pelo calor,
pelo calor do amor,
amor vivido,
vivido e sentido,
sentido na pele nua,
nua como nasceu,
nasceu para amar,
amar com paixão,
paixão que despertastes,
despertastes após o amor,
amor vivido quando estavas nua,
nua esperando pela noite,
noite apaixonadamente vivida...

Eia Cigana!

Eia Cigana! - Levanta, sacode a poeira!
Faz da tristeza... Mais uma grande festa...
A noite está chegando... Vestida de luz.
Dança... Que a vida é uma eterna festa!

Eia Cigana tinhosa! - Amorosa e faceira!
Mostra todo teu charme, alegria e garra!
Tuas cartas são claras... Alvissareiras!
Dança cigana... Que a vida é uma farra!

Eia Cigana! - Pula mais esta fogueira!
Desatando todos os nós da agonia...
Dança cigana... Dança eterna guerreira!
Mostra ao mundo toda a tua alegria!...

Eia Cigana! - O amor é o teu maior bem!
Só deve chorar... Quem amor não tem!
Baila cigana... Espalha o teu perfume,
Mostrando teu sorriso de eterno desdém!

Eia Cigana! - Beija o teu amor!
Ele espera ansioso a tua chegada...
Louco, desvairado... Pura brasa!...
Para te amar até a madrugada!

Eia cigana! - A tempestade se foi!
Não há mais dor...Tudo agora é euforia...
Brilham mil estrelas em tuas pupilas...
Mais uma batalha vencida com galhardia!

Eia cigana!... Os anjos festejam tua volta!
Astros apaixonados... Declaram-te a favorita!
Acaricia o teu belo rosto... Tão suave brisa!
Dança... Gira... Baila, Sorria cigana bonita!...

IRMÃ CORAGEM

Deus te abençoe a Fé por onde fores,

Adornando-te de luzes renascentes,

Nos sonhos e esperanças que acalentes,

A suprimir pesares e amargores.

Deus te engrandeça em tudo quanto intentes.

Embora suportando as próprias dores,

No intuito de amparar os sofredores,

Os cansados, os tristes e os doentes.

Irmão coragem, alma de alegria,

Sempre servindo e amando, dia a dia,

Enaltecendo as provas benfazejas.

Sê grata à vida e à luta, chora e canta,

Jesus te inspira a estrada calara e santa

Mensageira do Amor, Bendita Sejas!...

Beijo

Beijo deveria ser moeda de pedágio. Passar pela porta de casa seria proibido sem antes lascar um beijo na mãe, no pai, no irmão, no filho, no marido e, para quem gosta, até no cachorro!
Beijo deveria ser como bolinha de sabão. Num sopro, a gente poderia mandar alguns pelos ares, que explodiriam na pele de quem neles encostassem. E de repente, sem saber de onde veio, seríamos presenteados com um beijinho perdido pelas ruas da cidade...
Beijo deveria ser elemento químico. Constar na Tabela que a gente tem de decorar para a prova de química, no colégio. Assim, certamente seria mais interessante e ainda ensinaria qual a fórmula mágica deste estalo tão bom...
Beijo deveria caber num envelope, mesmo que fosse dos maiores, mas que pudéssemos enviá-lo pelo correio, para aquela pessoa que está tão longe e que daria qualquer coisa para sentir o gosto da boca de seu amado.
Beijo deveria acender luzes pelo corpo da gente. E quando a energia elétrica entrasse em pane, bastaria que demonstrássemos nosso amor pelas pessoas queridas e qualquer escuridão terminaria...
Beijo deveria estar disponível nas vitrines das melhores docerias. Poderia até ter preço especial, mas que pudessem pagar por ele aqueles que aparentemente menos merecessem, porque beijos são realmente transformadores e certamente provocariam reações sensacionais.
Mas beijo não é assim. É particular e a gente escolhe em quem quer dar. Porque beijo é um presente que precisa de vontade para ser oferecido. E talvez seja melhor que assim aconteça: não tão anônimo, não tão sem motivo, nunca forçado, ainda que possa ser pedido.
Por fim, é essencial que o beijo seja leve, fluido, sintonizado com a delicadeza própria de quem sabe dar. Na verdade, beijo é sempre dado. Receber é apenas contingência da mais gostosa e prazerosa troca entre duas pessoas que se desejam insanas por alguns instantes...
... posto que um beijo pode valer mais que a lucidez de uma vida inteira.

AMOR SEM FALSIDADE

Em amor não pode existir falsidade,
essa é que é a grande verdade...
Para haver total felicidade,
existe a necessidade
de usarmos sinceridade...
A mentira sempre faz tudo terminar,
inclusive a vontade de amar...
Quando existe a traição,
algo machuca o coração,
acaba matando o amor...
E como causa dor...
O amor exige, simplesmente,
lealdade, carinho, somente...
Não podemos esquecer,
e sempre tratar de manter
o que vem a ser o real caminho
para a felicidade...
É sempre tratar o amor com carinho,
e muita sinceridade...
Amor não combina com mentira e falsidade...

Amor de computador

Amor de computador... como será?
Um do lado de lá... outro de cá.
Estranho amor cibernético...
Vivido na imaginação.
Não vemos nossa musa,
Mas sentimos muita emoção.
Temos gozo, temos prazer. ..
Mas como? Sem sequer a ver?
Essa a grande vantagem,
De embarcar nessa louca viagem,
Não se falha, não se trai,
Ela está lá... eu estou cá...
E daí? Que importa a distância?,
Vale a emoção,
Vale o tesão...
E daí? Que importa a distância?
Vale o sexo,
Sem nexo.
E daí? Que importa a distância?
Vale a loucura
Sem frescura
Eu estou cá... Ela está lá...
Que importa se nos vemos,
Ou não,
Se nos tocamos,
Ou não,
Basta que nos amemos...
Ela lá... e eu cá...
Amor de computador ...
Amor sem dor.
Amor cibernético...
Amor elétrico...
Amor de imaginação,
Mas com muita emoção!

AMOR AMIZADE SINCERIDADE

Amor e amizade,
trazem consigo a felicidade...
São essas as coisas da vida,
que a fazem ser boa de ser vivida,
que nos dão real emoção,
que nos aquecem o coração,
porque feitas com amor,
e nos fazem à vida dar valor...
Só tem bons amigos,
quem merece tê-los...
Procure manter perto
aqueles que de ti se aproximarem
com boas intenções no coração.
Amizade é algo lindo demais,
e deve ser sempre preservada...
As verdadeiras palavras de amor,
não são ditas, são transmitidas pelo coração...

À LIBERDADE O QUE É DA LIBERDADE

Diz-se, que, entre amigos, não há suspeitas,
dúvidas não vêem, invejas, estão fora de questão.
Que, nunca escondem, uns dos outros, o que lhes
vai no peito, entregando, suas esperanças, nas
mãos, do amigo, escutando-o, quase que numa
missão, ultrapassando segredos, por mais que, estes,
difíceis se mostrem, mas que, ao amigo, que é
amigo, confidenciar se pode, sem receio algum.



E é assim, que se fomenta uma amizade e ao chão,
se lançam, as novas sementes, perdurando tempo afora.
Porém, como uma flor, acabada de nascer e de se abrir,
para o mundo, sempre a palavra liberdade, terá de ser,
um direito fundamental, não podendo ser usada, como
um boneco qualquer, pela afeição, de duas pessoas,
para exigir, seja o que for, umas das outras, se assim
não for, cedo ou tarde, a prisão de uma, torna à outra.



Porque a liberdade, de uma pessoa, termina, onde começa,
a liberdade da outra!
A liberdade serve para nos expressar, não para nos servirmos
dela, como arma de arremesso. Dessa liberdade, que a todos
respeita, nasceu a possibilidade, de falarmos de nós, sem
esquinas nem ouvidos duvidosos, e, de fazermos amigos, que
se identificam connosco, mas, a cada um, sua individualidade,
que dá pelo nome, de liberdade. Então: a cada canto, um amigo.

terça-feira, 26 de maio de 2009

FRASE DO DIA

"Eu pensei que a saudade só trouxesse tristezas, mas percebo que ela também me faz ver o quanto você é importante pra mim."

Essa Cigana...

Ah!... Essa cigana festeira e alegre,
Que caminha pelas ruas buscando
Em cada rosto um irmão, um amigo...
Mora comigo,
Faz do meu pranto comédia
E sorri da minha dor...
Dança, canta, esquecida do amanhã,
Porque sabe que o hoje é vida,
E todas as misérias da
vida, precisam ser esquecidas...
Irreverente e dócil...
Ama e se entrega enfurecida ao amor!
Um que de místico mora em seus olhos,
Um que de sombrio acompanha seus passos...
Tantas vezes morreu e tantas voltou...
Insiste em ser feliz, viver!
Traz um cigano sonhado no peito,
Louco... fanático de amor...
A noite, percorre todos os recantos dos sonhos,
Traz uma fogueira acesa, enormes labaredas
De fogo em todo seu ser...
Quem entende essa mulher, que vive
Lembrando sua infância, sendo na alma
Uma criança?...
Trazendo na retina uma
Lágrima brilhante de quem vai chorar ...
E de um salto se põe a dançar...
Feliz como uma mariposa
Na luz da fogueira... rosto
Incandescente, apaixonado,
Louca de amor por tudo que a cerca,
Triste e alegre, mistura tudo velozmente!
Quero entendê-la, não encontro respostas...
Acho que nunca alguém a entendeu...
Ela mora em minha alma...
Essa cigana sou eu!