segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Faixas de Gaze

Faixas de gaze envolvem feridos,
envolvem corpos agora sem vida
pulsa no pulso a ira incontida
explodem bombas, ferindo aos ouvidos.

Não amigos, não é coincidência nem trocadilho, as faixas de gaze que utilizamos em nosso curativos tem seu nome originado exatamente na cidade de Gaza, onde esse tipo de tecido foi fabricado por muito tempo. A palavra chegou a nós pelo francês homógrafo, gaze.

Por mais que eu tente não pensar no assunto, para mim tem sido impossível...fico aqui analisando historicamente o conflito, coisa que obviamente a liderança do PT é incapaz de fazer talvez por falta de inteligência ou por pura negligência, ou mesmo por má fé. O fato é que o tal Ricardo Berzoini perdeu uma grande oportunidade de ficar calado ao invés de defecar pela boca. Ele e seu escudeiro, o sr Pomar, que deveria mudar seu nome para Horta, pois combina mais com suas abobrinhas.

O assunto é por demais sério e delicado, e não se pode encará-lo como um fato isolado e nem baseado em achismos.

É preciso retroceder no tempo, ao ano de 1948, quando, após os judeus começarem a adquirir vários terrenos na região onde hoje fica o Estado de Israel, o Império Britânico teve a idéia , reconhecida depois pela ONU, de dividir o protetorado da Palestina em dois Estados Independentes. Talvez o desenho Geográfico não tenha sido o melhor, já que a Palestina ficou divida em duas partes, com Israel ao centro.
segundo a Wikipédia...no seu verbete palestinos,os seguinte fatos mercem analise...

Da Fundação de Israel à atualidade
Em 15 de Maio de 1948, um dia depois da fundação do Estado de Israel, sete exércitos de países da Liga Árabe atacaram Israel.

Durante a Guerra árabe-israelense, estimulada pelos países árabes, a maioria da população árabe da Palestina foge para os países vizinhos (Libano, Jordânia, Síria e Egipto) em busca de segurança. Com a vitória de Israel, a maioria desses refugiados, cerca de 750 mil, fica impedida de regressar às suas terras.

É na sequência do trabalho efetuado no apoio a estes refugiados que nasce o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Após um período inicial de estadia nos países árabes vizinhos, muitos destes refugiados são expulsos desses países de acolhimento, dirigindo-se para o sul do Líbano, onde permanecem em campos de refugiados até hoje.

Em 1964, o Alto Comissariado da Palestina solicitou à Liga Árabe a fundação de uma Organização para a Libertação da Palestina (OLP), cujo missão estatutária é a destruição do Estado de Israel. Em 1988, a OLP proclamou o estabelecimento de um estado palestiniano. O principal líder da organização foi o egípcio Yasser Arafat, falecido em 2004. Arafat, após anos de luta contra Israel, renegou a luta armada, a violência e o terrorismo e iniciou as negociações que levaram aos Acordos de Paz de Oslo.

Desde 1994 parte da Palestina está sob a administração da Autoridade Nacional Palestiniana, como resultado dos Acordos.

Atualmente a Palestina é governada pelo primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Hamas, e pelo presidente Mahmoud Abbas, do Fatah, tendo havido confrontos armados entre os dois grupos em Gaza em 2007.

Sem comentários: